CCDR Algarve divulga saúde transfronteiriça nos Open Days em Bruxelas

“Desigualdades em Saúde: como lidar com os desafios demográficos?” foi um dos temas centrais debatidos na edição de 2014 dos […]

OpenDays_2014 _VP Nuno Marques“Desigualdades em Saúde: como lidar com os desafios demográficos?” foi um dos temas centrais debatidos na edição de 2014 dos Open Days, uma iniciativa da União Europeia que reuniu em Bruxelas, durante uma semana, cerca de 6000 participantes em representação das cidades e das regiões europeias.  

O Algarve participou no seminário dedicado à saúde na cooperação transfronteiriça, tendo a intervenção da CCDR Algarve sido confiada ao vice-presidente Nuno Marques, que teve oportunidade de revelar boas práticas, planos e projetos desenvolvidos nos últimos anos na zona transfronteiriça da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia.

Foram apresentados alguns exemplos de projetos desenvolvidos nesta área, como o Janela Aberta à Família, da responsabilidade da Administração Regional de Saúde, em parceria com o Serviço Andaluz de Salud da Consejeria de Salud da Junta da Andaluzia, e que tem desenvolvido centenas de artigos e vídeos, uma plataforma com website bilingue para inscrição automática e gestão do envio de informação aos utentes e às famílias, boletins para pais de crianças dos 0 aos 12 anos, entre outras.

Outros casos apresentados foram os projeto URA – Unidade de Radioterapia do Algarve e Telemedicina, que têm sido uma mais valia na área da saúde para o Algarve.

Para o próximo período de cooperação 2014-2020, pretende-se retomar alguns temas para complementar e estimular as sinergias entre as entidades de saúde regionais: a ARS Algarve, o Hospital de Faro e o Hospital de Huelva.

Nesta edição do Open Days, o Algarve integrou um grupo composto pelas regiões de Lodzkie (Polónia), Alentejo (Portugal), Extremadura (Espanha), Sardinia (Itália) e Vysocina (República Checa).

Comentários

pub