Casa-Museu João de Deus comemora 17 anos com recital de canto e piano e muitos projetos

Um recital de Canto e Piano terá lugar no próximo dia 25 de outubro, às 21h00, na Igreja Matriz de […]

Um recital de Canto e Piano terá lugar no próximo dia 25 de outubro, às 21h00, na Igreja Matriz de S. Bartolomeu de Messines, assinalando o 17º aniversário da Casa-Museu João de Deus, situada naquela vila que viu nascer o pai da “Cartilha Maternal”.

O evento resulta de uma parceria entre este espaço do Município de Silves, a Associação Ideias do Levante e a Fábrica da Igreja local.

A soprano Carla Pontes será acompanhada ao piano por Cristina Silva.

Este espaço do Município abriu portas a 25 de outubro de 1997, tendo, desde então, dado a conhecer o seu patrono, o poeta e pedagogo messinense João de Deus.

Particular ênfase foi dado, sempre, àquilo que o poeta escreveu, desenvolvendo-se ações que mostrassem a riqueza e diversidade da sua obra, desde as fábulas, passando pelos seus poemas românticos e, naturalmente, pela “Cartilha Maternal”.

Por isso mesmo, desde sempre que as atividades ligadas à infância e juventude foram preponderantes na programação do espaço, tendo sido criadas valências como a Ludoteca, Mediateca, Cinemateca e Binquedoteca, especialmente vocacionadas para este público.

Também, ao longo destes anos de atividade, foram publicadas obras, nomeadamente “O Livro Fantástico” e “João de Deus – Trajectos”, tendo sido promovidos muito outros, entre os quais “Um Conto com muitas estórias”, um projeto conjunto da Casa-Museu João de Deus, do Jardim Escola João de Deus, da Caixa de Crédito Agrícola de Messines e São Marcos da Serra e da escritora Glória Maria Marreiros.

“A Voz e o Sonho”, sobre a vida da poeta messinense Maria Antonieta Júdice Barbosa, da autoria de João Reys, foi outra obra apresentada por esta instituição.

Ações de promoção da leitura, das várias expressões artísticas – música, pintura, fotografia, escultura, poesia –, concertos, recitais, debates, palestras, conferências, passeios pedestres e literários foram uma constante, bem como a existência de momentos solidários, em que, por exemplo se trocaram e ainda trocam, gratuitamente, livros, revistas, CD e DVD, em rubricas como “Vamos Ler Juntos”, “Vamos Continuar a Ler Juntos” e, agora, em “Livros à Varanda”.

Maria Antonieta Júdice Barbosa, Augusto Pires Martins, José Soudo, Tátá Regala, Jorge Cardoso, Mário Pérola, Daniel Vieira e pai, Jorge Estêvão, Cuca Fiadeiro, Alzira Cabrita e tantos outros, terão sempre os seus nomes associados à Casa Museu, por ali terem exposto os seus trabalhos, ou apresentado algo.

Desde sempre, houve uma estreita colaboração com diversas instituições, sendo a parceria uma das formas mais usuais de criar novas dinâmicas. Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines, Fábrica da Igreja, Grupo Amigos de Messines, Casa do Povo, o Grupo ExtremoSul, Grupo de Teatro Penedo Grande, Jardim-Escola João de Deus e Quinta Pedagógica de Silves são algumas das instituições que têm promovido eventos em conjunto com a Casa-Museu João de Deus.

E porque este é um espaço pleno de vitalidade, já há projetos de futuro, entre os quais uma iniciativa que envolverá Artistas Plásticos, Performativos, Cineastas, Fotógrafos, Poetas, Músicos, Bailarinos, Críticos Literários, Editores e Escolas e que se chamará TEIA.

Haverá também um outro evento, mais uma vez em colaboração com as escolas da freguesia de Messines e instituições locais, regionais e nacionais, que se chamará “A Arte de Amar em João de Deus”.

Comentários

pub