Bispo do Algarve inaugura restauro dos retábulos da Igreja de Odeleite

A cerimónia de inauguração da obra de restauro dos retábulos da Igreja de Nossa Senhora da Visitação, em Odeleite, contou […]

Inauguração Retábulos OdeleiteA cerimónia de inauguração da obra de restauro dos retábulos da Igreja de Nossa Senhora da Visitação, em Odeleite, contou com a presença de muitos fiéis e ainda do Bispo do Algarve D. Manuel Neto Quintas.

Na sua intervenção, o Bispo do Algarve não escondeu a alegria que sentia pela recuperação dos três altares da Igreja de Odeleite, afirmando que a obra realizada constitui “um orgulho para todos e que não há obstáculos que não se vençam”.

“Esta recuperação só foi possível graças aos fundos comunitários, à vontade da comunidade local e ao esforço financeiro exemplar da Câmara Municipal, que quis valorizar este valioso património religioso. Os altares agora recuperados são mais do que elementos de decoração são a expressão da fé do povo. Esta obra é um sinal de gratidão é um sinal de fé”, referiu D. Manuel.

O presidente da Câmara, referindo-se à obra realizada na igreja mais antiga do concelho, cuja construção data do século XVI, disse tratar-se de uma justa aspiração das gentes de Odeleite, que assim veem valorizados alguns dos mais belos exemplares da arte sacra existente no concelho.

Francisco Amaral referiu igualmente o papel da igreja na comunidade, lembrando que esta pode cuidar da saúde espiritual das pessoas.

Retábulos OdeleiteCom um investimento total de 108.141,60 euros, esta intervenção, da responsabilidade da Fábrica da Igreja Paroquial de Odeleite, contemplou a conservação e restauro de três dos cinco retábulos da Igreja, nomeadamente os retábulos de Nossa Senhora do Rosário, de São Miguel e de São Pedro), cuja reparação era urgente devido ao elevado grau de degradação.

Os retábulos apresentavam problemas estruturais e estéticos, designadamente fendas e fissuras nos suportes de madeira e infestação de insetos, descolagem e abertura de juntas e perda significativa de policromia, estando o conjunto das peças de tal forma degradado que os trabalhos implicaram a desmontagem total das peças assim como a substituição parcial ou nalguns casos total dos elementos estruturais.

O projeto da Fábrica da Igreja Paroquial de Odeleite foi financiado em 60% pelo Programa PRODER (num total de 58.818,48 euros), cabendo ao Município custear o investimento não elegível pela candidatura no valor de 49.323,12 euros.

Comentários

pub