Aurélio Marcos lança novo livro sobre a história de Lagoa

Família, amigos, colegas de trabalho ou de estudos, admiradores, outros autores encheram por completo os claustros do Convento de S. […]

joão nuno aurélio marcosFamília, amigos, colegas de trabalho ou de estudos, admiradores, outros autores encheram por completo os claustros do Convento de S. José, em Lagoa, este sábado, numa noite de Outubro inesperadamente cálida, para assistir ao lançamento do terceiro livro de João Nuno Aurélio Marcos.

«A Caridade e as Instituições de Assistência Pública no Concelho de Lagoa» é o título deste que é o terceiro livro deste advogado e investigador de história local.

Antes da apresentação da obra, a cargo do também investigador João Vasco Reys, atuaram os jovens músicos do Conservatório de Lagoa, na sua maioria violinistas, acompanhados por violoncelo e piano.

O livro, lançado pela Arandis Editora, conta a história de instituições como a Santa Casa da Misericórdia de Lagoa e de Estômbar, Compromisso Marítimo de Ferragudo, Confrarias Religiosas de Lagoa, Estômbar, Porches e Ferragudo, e atividades de Assistência Social, algumas já desaparecidas, como a roda dos expostos, Colégios ou Casas de Mulheres Toleradas, o Recolhimento, a Associação Protetora de Meninas Pobres, o Colégio de São José e o Asilo de Lagoa.

familiaA obra aborda também as instituições de carácter mutualista e de socorro, como o Montepio Artístico e a Associação de Socorros Mútuos Fraternidade Operária ou ainda as associações e clubes de cariz cultural, recreativo ou mesmo sócio-profissional, como o Ateneu, o Clube, o Sindicato Agrícola, o Casino de Carvoeiro e a Sociedade Artística Lagoense.

Trata-se de uma obra abrangente de todo o concelho de Lagoa, que abarca 500 anos de história desse concelho, centrando o seu estudo sobretudo após o século XVI e até aos anos 30 do século XX.

Aurélio Marcos, licenciado em Direito e advogado de profissão, já editou antes dois livros sobre a história de Lagoa, sua terra natal: «Lagoa Liberal, Republicana e Maçónica», lançado em 2010, para assinalar o centenário da República, e «Os Viscondes de Lagoa», em 2013.

Na cerimónia de lançamento, a vereadora Anabela Simão salientou que, também nos dias de hoje, há lagoenses que precisam do apoio de instituições de solidariedade social, como as pioneiras que são analisadas no livro.

 

Veja aqui mais fotos do lançamento do livro.

 

 

Comentários

pub