Algarvio Miguel Martinho no pódio do Campeonato de Espanha de Windsurf

Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) subiu ao pódio no Campeonato Nacional de Espanha de Formula Windsurfing, disputado na Baía […]

PodioEspanhaMiguel Martinho (Clube Naval de Portimão) subiu ao pódio no Campeonato Nacional de Espanha de Formula Windsurfing, disputado na Baía de Cádis, entre os dias 11 e 13 de Outubro.

O atleta algarvio terminou a prova no 3º posto da classificação geral, afastado da discussão da vitória devido a um problema técnico no primeiro dia de regatas e ao cancelamento do último dia de prova, devido a falta de vento, o que não lhe deu margem suficiente para recuperar do azar inicial num pelotão da frente muito competitivo.

“O campeonato foi muito bom; tivemos uma luta muito interessante na frente”, comentou Miguel Martinho. De facto, este campeonato fica marcado por condições meteorológicas tempestuosas, que impuseram dificuldades acrescidas aos atletas.

Ficou também marcado pela impressionante luta na frente, mantida por três atletas: os espanhóis Fernando Martinez del Cerro e Juan Moreno Vega e o português Miguel Martinho.

O primeiro dia de campeonato em Puerto de Santa Maria, sábado, 11 de Outubro, decorreu ainda com sol e vento constante de 10 a 15 ‘knots’.

Na primeira regata do dia, Miguel Martinho largou bem e protagonizou uma luta intensa com Moreno Vega, mas acabou por ser ultrapassado por Fernando Del Cerro, concluindo a regata no segundo lugar.

Nessa regata, Miguel Martinho partiu uma régua da vela e não conseguiu fazer a 2ª regata, com prejuízo para as contas finais, apesar de ter realizado uma excelente 3ª regata, nesse mesmo dia.

Por ter menos uma regata, Miguel Martinho apresentou-se no 12º lugar da classificação para o 2º dia de campeonato. Mas domingo foi um dia de tempestade. Vento ‘onshore’ na casa dos 20 ‘knots’ e ondulação de 1 metro e muito irregular. Condições difíceis que obrigaram a organização a mudar de local, para Puerto Sherry.

Miguel Martinho começou este segundo dia apostado em recuperar lugares na classificação e seguia em 1º na primeira regata, quando uma forte tempestade se abateu sobre a baía, com queda de granizo e vento na ordem dos 50 ‘knots’, obrigando os atletas a pôr as velas na água. A regata foi anulada.

Na segunda regata de domingo, Miguel Martinho, Fernando Del Cerro e Moreno Vega desenvolveram uma luta épica na frente, com o atleta algarvio a concluir a regata em 2º lugar, atrás de Fernando Del Cerro.

Na terceira regata do dia, já com o vento a passar dos 20 ‘knots’, Miguel Martinho largou bem, mas andou mal, acabando por terminar em 3º lugar.

O combate épico a três na linha da frente prometia muito para o terceiro (último) dia de campeonato. Mas o vento não entrou na Baía de Cádis e não houve regatas no último dia, segunda-feira 13 de Outubro.

A classificação ficou como estava no fim do penúltimo dia de prova: Miguel Martinho concluiu o campeonato na 3ª posição, com o mesmo número de pontos que o 2º classificado, mas atrás daquele no desempate, devido à falta de comparência na segunda regata do campeonato.

Esta foi a prova de encerramento de um excelente ano desportivo para Miguel Martinho, durante o qual conquistou importantes títulos em Formula Windsurfing e não só: Campeão Nacional 2014, Vice-Campeão Mundial Master 2014, Vice-Campeão Mundial Peso-Leve 2014, 3º lugar no Campeonato de Espanha e Vice-Campeão Nacional de Slalom 2014.

 

Pódio (+ portugueses) Campeonato de Espanha de Formula Windsurfing 2014

1. Fernando Del Cerro (Club Náutico de Sevilla) – 5 pontos
2. Juan Moreno Vega (VH Club de Golf) – 8 pts
3. Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) – 8 pts
(…)
8. Luís Fonseca (Clube Naval de Portimão) – 33 pts
11. João Gil Morais (algarvio) – 39 pts
12. Marco Gil Morais (CV Viana Castelo) – 43 pts
19. Margarida Gil Morais (Clube Internacional da Marina de Vilamoura) – 75 pts
22. João Laranjo (Clube Naval de Portimão) – 92 pts
30. André Videira (CV Viana Castelo) – 131 pts
33. Ricardo Raposo Meirinhos – 156 pts

Comentários

pub