Algarvia é a Campeã Europeia de Bodyboard

Joana Schenker (Associação de Bodyboard de Sagres) sagrou-se ontem campeã europeia de bodyboard, ao vencer o Casablanca Bodyboard Pro 2014, […]

joana schenker_1Joana Schenker (Associação de Bodyboard de Sagres) sagrou-se ontem campeã europeia de bodyboard, ao vencer o Casablanca Bodyboard Pro 2014, 4ª Etapa (última) do circuito europeu ETB (European Tour of Bodyboard), da Federação Europeia de Surf (European Surfing Federation).

A atleta algarvia chegou a Marrocos na liderança do ‘ranking’ feminino do circuito e teve de lutar até ao fim contra duas adversárias diretas na luta pelo título, as portuguesas Teresa Almeida e Catarina Sousa, para conseguir conquistar o troféu que já por duas vezes lhe escapou.

Joana Schenker surfou como uma autêntica campeã em Marrocos. A atleta algarvia venceu todas as suas baterias e sempre com o ‘score’ mais elevado nos quartos-de-final e nas meias-finais. Na primeira fase da prova (quartos-de-final), a atleta algarvia venceu contra duas locais marroquinas.

Nas meias-finais, Joana Schenker defrontou a portuguesa Marta Leitão e mais duas atletas marroquinas e venceu a (sua) bateria com o ‘score’ feminino mais elevado de todo o campeonato (16.25).

joana schenker_2A final feminina da última etapa deste circuito europeu foi disputada por quatro atletas de Portugal: Joana Schenker (tem nacionalidade alemã mas viveu sempre em Portugal, no Algarve), Marta Leitão, Teresa Almeida e Catarina Sousa (campeã europeia 2013).

Na final, Joana estava obrigada a fazer melhor resultado do que Teresa e Catarina, para conseguir conquistar o título europeu. Se, por exemplo, Teresa Almeida vencesse e Joana ficasse em 2º, Teresa Almeida seria campeã europeia… por 2 pontos. A pressão estava toda do lado de Joana Schenker, que já por duas vezes tinha perdido o título por pouco: foi vice-campeã europeia em 2009 e 2010.

Durante muito tempo na final feminina, Joana seguiu em 2º, atrás de Teresa Almeida. Mas a atleta algarvia não cedeu à pressão, manteve-se focada e conseguiu, na fase final da bateria, fazer uma onda de 8 pontos que lhe deu o primeiro lugar.

Teresa Almeida foi 2ª, seguida de Catarina Sousa (3ª) e Marta Leitão (4ª). “Yupiii Conseguimos !!!”, escreveu a campeã algarvia numa mensagem enviada para Portugal logo após a vitória.

Joana Schenker, campeã do circuito nacional português Pro Tour 2013, está a ter uma época desportiva absolutamente brilhante. Acaba de conquistar o íitulo de campeã europeia (campeã feminina do circuito ETB) e segue na liderança feminina do Pro Tour 2014, muito perto de renovar o seu título de campeã neste circuito.

 

Final Feminina Casablanca Bodyboard Pro 2014

1. Joana Schenker – 14.00 pontos

2. Teresa Almeida – 11.75 pts

3. Catarina Sousa – 11.25 pts

4. Marta Leitão – 7.40 pts

Comentários

pub
pub