Alemães e portugueses responsáveis pelo aumento da ocupação hoteleira em Setembro no Algarve

As subidas dos mercados alemão (+1,8pp) e português (+0,9pp) foram as principais responsáveis pelo aumento verificado em Setembro na taxa […]

ocupação hotelAs subidas dos mercados alemão (+1,8pp) e português (+0,9pp) foram as principais responsáveis pelo aumento verificado em Setembro na taxa de ocupação hoteleira no Algarve, que foi de 81%, ou seja, mais 1,7% que em igual mês de 2013.

Apesar desta boa performance de Setembro, que continua o movimento de subida registado desde 2011, a ocupação hoteleira deste mês esteve abaixo da média de 82,3% desde 1996 e é muito inferior ao máximo de 93,3%, obtido em 1999.

Os dados foram hoje divulgados pela Associação do Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), que sublinha que mais significativo ainda foi o acréscimo registado no volume de negócios, que aumentou 3,5% relativamente a Setembro do ano passado.

As zonas de Portimão/Praia da Rocha (+4,7pp), Tavira (+3,9pp) e Monte Gordo/VRSA (+2,8pp) foram as que apresentaram as maiores subidas, sendo que esta última foi também a que registou a taxa de ocupação média mais elevada (88,0%). A mais baixa ocorreu em Carvoeiro/Armação de Pêra, mesmo assim com confortáveis 74,5%.

A AHETA acrescenta que, por categorias, os aldeamentos e apartamentos turísticos de 5 e 4* (+2,4pp) e os hotéis e aparthotéis de 3* (+1,5pp) foram os que apresentaram as maiores subidas nas ocupações.

Em sentido inverso, a ocupação mais baixa (72,9%) deu-se nos hotéis a aparthotéis de 5*, enquanto os hotéis e aparthotéis de 3* registaram a mais alta (87,4%).

Comentários

pub