Alcoutim prepara a sétima edição da Feira da Perdiz

O concelho de Alcoutim prepara-se para receber a VII Feira da Perdiz que terá lugar no Pavilhão Desportivo Municipal, em […]

feira da perdiz_1O concelho de Alcoutim prepara-se para receber a VII Feira da Perdiz que terá lugar no Pavilhão Desportivo Municipal, em Martim Longo, nos dias 8 e 9 de novembro.

Visando promover as condições cinegéticas do concelho, o evento é organizado pelo Município de Alcoutim e tem entrada gratuita.

A abertura oficial está marcada para dia 8, sábado, às 10h00. Antes disso, terão lugar, fora do recinto da feira, a Taça de Portugal de Caça Prática, pelas 07h00, e uma Caçada aos Coelhos, com início marcado para as 08h00.

A primeira destas atividades decorrerá na Zona de Caça Associativa de Castelhanos e Laborato e na Zona de Caça da Associação de Caçadores de Medronhais, já a Caçada aos Coelhos terá lugar na Zona de Caça Turística de Pereiro.

feira da perdiz_3O certame vai contar com a presença de stands de empresas e associações do setor, exposições de espécies cinegéticas, concursos de cães, demonstrações de caça com cães de parar, falcoaria, artesanato, gastronomia regional e algumas atividades radicais dirigidas aos mais novos.

A animação musical estará a cargo de Ivete Mangalho e Rolinhas e o grupo de musica popular portuguesa “Arco da Velha”. Destaque ainda para a apresentação, pelas 20h00 de dia 8, do segundo Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim durante a qual decorrerá um Show cooking.

Além dos momentos de animação e convívio, a feira vai ser palco de momentos de esclarecimentos e debate com dois colóquios subordinados aos temas “A nova variedade da doença hemorrágica viral e a crise do coelho bravo” e “A caça em áreas protegidas e classificadas”, agendados para o dia 8, pelas 11h30.

O nome da feira, dedicada à caça em geral, deve-se ao facto de a perdiz vermelha, uma das mais importantes espécies cinegéticas da nossa fauna e muito cobiçada pelos caçadores, ser particularmente comum nesta região apesar de ter sofrido um marcado declínio na Península Ibérica. «Em Alcoutim não é raro sermos surpreendidos por um bando de perdizes vermelhas a atravessar a estrada», salienta a autarquia.

feira da perdiz_2

Comentários

pub