ACTA lança programa de intervenção em Arte e Educação com a ajuda da Noruega

O programa de intervenção em Arte e Educação «Pegada Cultural», da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, começou […]

Juni Dahr(1)O programa de intervenção em Arte e Educação «Pegada Cultural», da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, começou a 1 de outubro e irá promover «a formação artística e estética dos alunos portugueses, assim como a promoção de uma educação para a igualdade de géneros e para um desenvolvimento ecologicamente sustentado» na região, nos próximos meses.

A iniciativa tem como parceiros a Visjoner Teatre, companhia teatral da Noruega e o Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, de Faro, e, além da formação de professores e alunos em Artes Performativas, incluirá a conceção de diversos espetáculos, incluindo um com texto inédito de Lídia Jorge, expressamente escrito para o efeito, assim como um espetáculo a ser apresentado na Ilha da Culatra.

Para levar à cena o texto da escritora algarvia, a ACTA convidou a actriz e encenadora Juni Dahr e a produtora Mariane Bertrand, da Noruega, para uma colaboração, que se estenderá até Março de 2016. Da Noruega virá, igualmente, financiamento para o projeto, no âmbito dos «European Economic Area Grants».

O programa «Pegada Cultural» também contará com a parceria do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve, que fará o registo de todas as atividades do projeto, com o objetivo de produzir documentários sobre ele.

Comentários

pub