“A Paisagem e as Arquiteturas” motivam colóquio da APAP na Universidade do Algarve

O colóquio “A Paisagem e as Arquiteturas” vai decorrer no próximo dia 5 de Dezembro, sexta-feira, no Auditório Verde da […]

paisagemO colóquio “A Paisagem e as Arquiteturas” vai decorrer no próximo dia 5 de Dezembro, sexta-feira, no Auditório Verde da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, em Faro.

Esta iniciativa, numa organização conjunta da Secção Regional do Algarve da Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP) e da Universidade do Algarve, tem por objetivo a dinamização de um forum de discussão abrangente e diversificado, aberto a técnicos de diferentes áreas e à comunidade em geral, para debate e reflexão em torno de questões relacionadas com as dinâmicas e transformações da paisagem.

O colóquio, para o qual os interessados poderão submeter as suas comunicações, divide-se em três painéis: «A Paisagem na Arquitetura», «A Arquitetura na Paisagem» e ainda «Representações da Paisagem e da Arquitetura».

O tema para o Call for Submissions centra-se no conceito do colóquio, a Paisagem e as Arquiteturas, «procurando-se projetos e intervenções que, através de uma abordagem integrada e abrangente da paisagem, tenham contribuído para a construção de novos suportes territoriais coerentes, funcionais e inovadores e garantindo a persecução dos princípios subjacentes ao desenvolvimento sustentável. Projetos e obras de arquitetura paisagista, arquitetura, urbanismo,
design e outras áreas disciplinares relacionadas (parques, jardins, áreas comerciais, turísticas e residenciais, masterplans, propostas de concursos, trabalhos académicos, instalações artísticas, etc.)», salienta a organização.

Será dada «preferência às submissões relativas aos últimos cinco anos (2009 – 2014), mas não se definem limites temporais para as candidaturas».

As submissões de projetos a apresentar no colóquio serão avaliadas por uma comissão científica composta por Gonçalo Duarte Gomes  e Paula Gomes da Silva (ambos da Secção Regional do Algarve da APAP), Desidério Batista (MarqP/CEPAC – FCT, Universidade do Algarve; CHAIA, Universidade de Évora), Miguel Reimão Costa (FCT, Universidade do Algarve), Filipe Cunha (Município de Faro), Vítor Lourenço (Delegação do Algarve da Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitetos) e Ana Moya Pellitero (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes; CHAIA, Universidade de Évora).

A comissão organizadora do colóquio, por seu lado, é composta pelos arquitetos paisagistas Gonçalo Duarte Gomes, Desidério Batista e João Rodrigues (Secção Regional do Algarve da APAP).

A iniciativa conta com o apoio do CEPAC – Centro de Estudos em Património, Paisagem e Construção da Ualg e do NAPUA – Núcleo de Arquitetura Paisagista, também da Ualg.

 

ATENÇÃO: O colóquio “A Paisagem e as Arquiteturas” que estava marcado para dia 5 de Dezembro, foi adiado para Março do próximo ano, anunciou organização.

 

 

Painel 1 – A Paisagem na Arquitetura
A arquitetura paisagista, enquanto disciplina eminentemente prática, dispõe de um conjunto de fundamentos que se refletem na forma como os seus profissionais abordam e transformam a paisagem.
Denominadores comuns como o tempo, a ecologia, os processos percetivos ou a interpretação das marcas e ações humanas constituem elementos essenciais durante o seu processo de conceção.
No presente painel apresentar-se-ão 3 Projetos de Paisagem que, através de materializações diversas, evidenciam aquela que é a praxis contemporânea do arquiteto paisagista.

Painel 2 – A Arquitetura na Paisagem
Sendo a arquitetura uma das disciplinas com maior visibilidade nos processos de apropriação e transformação das paisagens, a partilha do mesmo suporte físico com a arquitetura paisagista faz com que, para que se proceda a uma leitura abrangente e inclusiva da paisagem, haja a necessidade de entender a arquitetura como um corpo de conhecimentos que, no exercício das suas funções, possui pontos de aproximação e de diferenciação relativamente à arquitetura paisagista.
Os 3 projetos a apresentar neste painel procuram demonstrar processos e manifestações arquitetónicas sensíveis às condicionantes físicas e culturais que a paisagem, enquanto conceito relacional e agregador, impõe.

Painel 3 – Representações da Paisagem e da Arquitetura
Estando o conceito de paisagem intrinsecamente relacionado com o processo de representação, tanto a arquitetura paisagista como a arquitetura apoiam muita da sua intervenção na representação gráfica das suas ações, seja ela em sede de projeto (com o desenho, as simulações foto-realistas ou os planos e diagramas explicativos), como após a sua execução material recorrendo à fotografia e a todas as evoluções tecnológicas registadas nesse campo – a era digital, os drones, entre outros.
No presente painel promove-se a uma discussão sobre os procedimentos empregues no processo de representação da paisagem e de que forma as transformações que se têm registado têm alterado a perceção sobre a paisagem e sobre o exercício de desenho e construção do espaço.

 

Comentários

pub