160 atividades para viver o Festival de Observação de Aves em Sagres

Observar aves, em terra, mar e ar, ver golfinhos, passear à descoberta da flora, da fauna e da paisagem, construir […]

pardela_2Observar aves, em terra, mar e ar, ver golfinhos, passear à descoberta da flora, da fauna e da paisagem, construir caixas de ninhos, dançar zumba, assistir a palestras ou participar em workshops, aprender mais sobre hortas e jardins medicinais, fazer a decoração de um mural, participar em saídas de campo, ateliês de educação ambiental, ou sessões de anilhagem de aves, passear com burro ou de cavalo, fazer mini-cursos de fotografia, ou participar em visitas guiadas sobre a história de Sagres.

O rol de atividades possíveis quase não acaba, mas tem em comum o seguinte: entre hoje, 2 de Outubro, e sábado, dia 5, a península de Sagres recebe mais uma edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza. o maior festival em Portugal dedicado à observação da migração de aves e da natureza.

Ao todo, são mais de 160 atividades diferentes, num evento em que as aves merecem destaque, não fossem elas as protagonistas que motivaram a escolha da data coincidir com a época alta da migração outonal, quando as aves migradoras abandonam o nosso país rumo às terras quentes de África. E Sagres é o melhor sítio do país – e um dos melhores da Europa – para observar mais de uma centena de espécies de aves em poucos dias.

Passeio LPN litoral Aljezur_setembro 2011_erMas este Festival não é só para birdwatchers! Todos os que gostam de atividades de natureza, de estar em contacto com o campo ou o mar, de fotografia, do património edificado ou da história local, encontram no programa do Festival inúmeros motivos para participar.

As atividades decorrem maioritariamente na Vila de Sagres (com o secretariado a funcionar no Forte do Beliche)  e são dirigidas a pessoas de todas as idades e nível de conhecimentos sobre os temas, desde simples curiosos, a iniciados ou especialistas.

Quem quiser participar, ainda se pode inscrever em muitas atividades, devendo para isso consultar o programa do Festival. Há atividades gratuitas e outras têm preço especial para o Festival, dinamizadas pelas empresas parceiras.

E durante os quatro dias do Festival terá a oportunidade de andar anilhado, que é como quem diz, com uma pulseira do evento, para ter acesso aos descontos que os agentes locais parceiros, nomeadamente alojamentos, restauração e até monumentos, proporcionam aos participantes do evento.

birdwatching_1Esta quinta edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza é promovida pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e associação Almargem.

Comentários

pub