Doze projetos escolhidos pela população no Orçamento Participativo de Vila do Bispo

Doze projetos em todo o concelho de Vila do Bispo, propostos pela população durante o processo de Orçamento Participativo, vão […]

OParticipativoDoze projetos em todo o concelho de Vila do Bispo, propostos pela população durante o processo de Orçamento Participativo, vão ser incluídos no Plano de Atividades e Orçamento Municipal para 2015, que vai ser discutido na próxima terça-feira, em reunião de câmara.

Para definir os projetos ganhadores, a população do município de Vila do Bispo foi convidada, entre 15 e 20 de Outubro, em sessões públicas no salão nobre da Câmara Municipal, salão de festas da Sociedade Recreativas de Barão de São Miguel, Junta de Freguesia de Sagres e Sociedade de Instrução e Recreio de Budens , a identificar, a debater e a priorizar os projetos/obras para o município, participando assim, na elaboração do Plano e Orçamento.

Dessas reuniões, ficou o compromisso, por parte do presidente da Câmara Adelino Soares de incluir nesses documentos uma dúzia de projetos.

Assim, para a freguesia de Vila do Bispo e Raposeira, está prevista a recuperação do edifício dos Celeiros, a elaboração do projeto de reabilitação da Praça da República e ainda construção do loteamento municipal do Castelejo com a criação de cerca de 24 lotes e respetivos arruamentos na sede do concelho.

Na aldeia da Pedralva, será construído um sistema próprio de abastecimento de água e, na Raposeira, irá ser recuperada e adaptada a Escola Primária para aí instalar um núcleo museológico, estando ainda prevista a beneficiação do espaço exterior. Na localidade das Hortas do Tabual, será construído um novo reservatório de água.

Quanto à freguesia de Barão de São Miguel, irá intervir-se na ribeira daquela localidade e construir a rede de saneamento e de abastecimento de água no loteamento Rui Vaz, bem como pavimentar as suas ruas.

Na freguesia de Sagres, por seu lado, estão previstas várias intervenções, nomeadamente no Mercado Municipal e a construção e ampliação da sede do Clube Recreativo de Sagres.

A execução do projeto da requalificação do Centro de Sagres é outra das ações a incluir no Plano de Atividades e Orçamento para 2015.

A requalificação das ruas Areias de Cima, da Residência e 25 de Abril, bem como a envolvente da Praça da República, são as ações previstas para a freguesia de Budens.

Adelino Soares, presidente da Câmara de Vila do Bispo, salienta que o Orçamento Participativo (OP) é um «instrumento de gestão pública participada de fundamental importância na estratégia da Câmara Municipal de Vila do Bispo, pois aproxima eleitos e eleitores e promove a participação ativa dos munícipes nos processos de planeamento e gestão municipal».

Trata-se, de uma forma de governação, gestão e planeamento dos territórios, que tem por base a participação ativa dos munícipes.

Neste âmbito, o OP de Vila do Bispo tem como principais objetivos envolver os munícipes de forma informada e responsável no processo governativo local e assim garantir a sua participação nas principais decisões sobre os investimentos camarários.

Desta forma, garante-se que os dinheiros públicos a investir, no próximo ano, «correspondem às verdadeiras e naturais aspirações da população».

O autarca Adelino Soares considera «muito positiva» esta ação levada a cabo com o Orçamento Participativo, sobretudo devido à adesão da população a este processo de gestão pública e democrática.

Com o «valioso contributo» da população, acredita o presidente da Câmara, «o Plano de Atividades e Orçamento para 2015 será agora um documento mais rico e que reflete as grandes prioridades a realizar ao longo do próximo ano no município».

Comentários

pub