Uma centena de expositores na 1ª Bienal de Turismo de Natureza em Aljezur

Uma centena de expositores, na sua maioria do Algarve, sobretudo empresas ligadas ao turismo de natureza e ativo e aos […]

bienal_botaUma centena de expositores, na sua maioria do Algarve, sobretudo empresas ligadas ao turismo de natureza e ativo e aos produtos e criatividades locais, mas também entidades públicas, vão encher durante dois dias e meio o Espaço Multiusos de Aljezur, para a primeira edição da Bienal de Turismo de Natureza.

O certame abre esta sexta-feira, dia 26 de Setembro, às 16h30, com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional Poiares Maduro e do secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto.

Neste primeiro dia, ficará aberto até às 23h00, no sábado (dia 27) funcionará das 11h00 às 23h00 e no domingo (dia 28), estará aberto só para profissionais das 9h00 às 12h00, abrindo depois para o público em geral até às 22h00.

Mas, além dos expositores, seminários, apresentações e encontros B2B que haverá no Espaço Multiusos, a Bienal conta com uma série de atividades paralelas, nomeadamente passeios pedestres e de btt e oficinas, em que todos podem participar.

Aura Fraga, vice-presidente da Vicentina, uma das três associações de desenvolvimento local que promovem o certame, revelou ao Sul Informação que houve «uma grande adesão das empresas de animação turística», sobretudo as que estão instaladas ou «trabalham com os territórios de baixa densidade». «Era esse o grande objetivo da Bienal», frisou.

Alguns dos participantes vêm de fora da região, a convite da organização, porque, sublinhou Aura Fraga, se considerou que «poderiam trazer um contributo muito importante, para a estruturação do turismo de natureza como produto turístico». Trata-se de «convites feitos cirurgicamente». O objetivo, frisou, é «pôr o Turismo de Natureza na agenda regional, de uma vez por todas».

bienal_logoNesta que é a primeira iniciativa a juntar (quase) toda a oferta de turismo de natureza, ativo e cultural existente no Algarve, muitas esperanças são depositadas nas reuniões de negócio (B2B) nacionais e internacionais, organizadas pelo Enterprise Europe Network da CCDR Algarve.

Estas reuniões têm como objetivo proporcionar um amplo leque de contactos profissionais aos expositores e visitantes da BTN, de forma a estabelecer parcerias duradouras e obter novos contratos comerciais (por exemplo com operadores turísticos ou distribuidores internacionais), novas soluções tecnológicas (como empresas de software e aplicações móveis) ou novos serviços e equipamentos para o sector (soluções energéticas, equipamentos de diversão para o ar livre, etc).

Nos encontros, irão participar agências de viagens, operadores turísticos e empresas de serviços e equipamentos especializados para o setor, provenientes de vários países europeus e de outras regiões de Portugal, especialmente convidados para o efeito pelas entidades organizadoras do evento.

 

Propostas para o grande público, na feira e à sua volta

Mas, para quem não é profissional do setor e apenas gosta de fazer turismo de Natureza, o que oferece esta Bienal? «Os visitantes poderão ficar a conhecer toda a oferta, o que é importante não só para os turistas que visitam a região, como para os próprios residentes, que muitas vezes nem conhecem o muito que por cá já se faz», explica Aura Fraga.

Por isso, na Bienal, além dos expositores de várias empresas e instituições, há um programa de seminários e apresentações, bem como atividades paralelas de animação.

Destas, destacam-se dois passeios a pé e um de BTT. Os passeios a pé são ambos no sábado, um com organização da Almargem (ligação da Via Algarviana de Marmelete a Aljezur, com início às 9h00), o outro com organização da Rota Vicentina, um percurso guiado do Rogil a Aljezur (10h00). No domingo, o mesmo percurso da Via Algarviana será percorrido, mas agora em bicicleta todo-o-terreno. Toda a informação sobre estes passeios e respetivas inscrições pode ser obtida aqui.

ilustração científicaQuanto às conferências, as mais interessantes trarão a Aljezur a experiência da Austrália, da Andaluzia (Espanha) e de Pelion (Grécia) sobre a forma como organizaram o seu produto turístico à volta do surf, da observação de aves e dos percursos culturais e arqueológicos. Para isso, foram convidados especialistas destes países, que falarão no sábado, a partir das 14h30.

 

No que diz respeito às apresentações, uma delas será sobre a Bikotel, uma rede de hotéis especializados para turistas em bicicleta (dia 28, 14h00), outra será sobre as Casas Brancas enquanto Rede de Turismo Criativo no SW de Portugal (28, 15h30). Mas o destaque irá, no domingo, às 14h30, para a apresentação do ilustrador Nuno Farinha «Ilustração Científica e o Turismo de Natureza – o caso das marés do Sudoeste».

 

Toda a informação sobre as conferências e apresentações pode ser consultada aqui.

A Bienal de Turismo de Natureza é promovida pela Associação Vicentina, que é a entidade gestora do GAL ADERE e chefe de fila do projeto. A Bienal é financiada pelo PRODER, no âmbito da cooperação transnacional, e executado em parceria com a Associação In Loco (GAL Interior Algarve Central) e Associação Terras do Baixo Guadiana (GAL Terras do Baixo Guadiana).

Na sua estreia, a «Bienal de Turismo de Natureza – Algarve 2014» junta Portugal à Grécia e a Espanha, numa parceria transnacional, em torno da promoção do património natural e cultural do destino, e, porque se pretende que esta seja a feira de turismo de natureza de toda a região, conta com o apoio da RTA, Associação Turismo do Algarve e município de Aljezur, bem como com a parceria de outras Câmaras Municipais e organismos públicos algarvios.

 

Notas: A foto é da autoria de João Mariano/Puro Algarve
A ilustração é da autoria de Nuno Farinha

 

Comentários

pub