São Brás lança ciclo de conferências para celebrar Centenário da elevação a concelho

O Ciclo de Conferências do Centenário da elevação de São Brás de Alportel a município vai ser lançado no dia […]

Centenário São Brás de AlportelO Ciclo de Conferências do Centenário da elevação de São Brás de Alportel a município vai ser lançado no dia 5 de outubro. A autarquia são-brasense aproveita as comemorações dos 104 da Implantação da República, no dia 5 de outubro, para promover a primeira sessão do ciclo, que será subordinada ao tema «São Brás de Alportel e seus ilustres: da autonomia à liberdade».

A conferência está agendada para as 10h15 de domingo, no Salão Nobre da Câmara de São Brás de Alportel, e será proferida por Maria João Raminhos Duarte. O ciclo prossegue até julho de 2015 e insere-se num vasto programa lançado pela autarquia, para assinalar os cem anos da elevação a concelho.

«Estas conferências visam promover a reflexão, a partilha e a aprendizagem sobre as personalidades e famílias cujas ações, em diferentes vertentes e períodos da história, trilharam o rumo do município de São Brás de Alportel, ilustres são-brasenses que merecem ser recordados junto das novas gerações», segundo a Câmara.

No caso da conferência «São Brás de Alportel e seus ilustres: da autonomia à liberdade», será abordado e analisado o percurso de São Brás de Alportel «no atribulado séc. XX, sendo identificados os seus ilustres e a importância do seu contributo no processo singular que conduziu à autonomia do concelho, na oposição e resistência ao regime ditatorial e na instituição do regime democrático».

«Aprofundar o conhecimento sobre o passado recente de S. Brás de Alportel vai para além da História. É, de certa forma, promover um desígnio que faz cumprir a Democracia. É essa a intenção maior desta conferência», segundo Maria João Raminhos Duarte.

O Ciclo de Conferências do Centenário do Município prossegue no dia 29 de outubro, uma quarta-feira, com a apresentação do livro «Ao Encontro de Bernardo de Passos», do são-brasense José do Carmo Correia Martins, numa sessão a ter lugar na Galeria Velha do Museu do Trajo, pelas 17h30.

Comentários

pub