São Brás de Alportel desafia toda a família a redescobrir o património

Um conjunto de atividades que desafia toda a família a redescobrir na primeira pessoa o património são-brasense, nos dias 26, […]

Calçadinha RomanaUm conjunto de atividades que desafia toda a família a redescobrir na primeira pessoa o património são-brasense, nos dias 26, 27 e 28 de Setembro, é a proposta de São Brás de Alportel para assinalar as Jornadas Europeias do Património.

Organizado pela Câmara Municipal, sob coordenação do Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha o programa das Jornadas Europeias do Património convida a “uma viagem ao tempo dos romanos”, numa recriação histórica levada a cabo pelo Monte dos Marafados.

A ter lugar no espaço exterior do Centro da Calçadinha já nesta sexta-feira, dia 26, entre as 09h30 e as 12h30, esta atividade gratuita destina-se ao público escolar, e pretende dar a conhecer os hábitos e costumes da época romana.

O final da tarde marca um Encontro com a História, no Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, pelas 18h00, com duas sessões abertas ao público: a Sessão Protocolar de Assinatura do Protocolo de Colaboração com a Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica e a Apresentação do projeto de Reabilitação da Fonte Nova e Lavadouro – Programa de valorização do Património “Memórias da Terra”.

No sábado, dia 27, a animação prossegue no Centro da Calçadinha, com Aventuras e Travessuras para toda a Família. Pelas 15h00, a máquina do tempo leva os visitantes a viver novas experiências e aprender mais sobre o estilo de vida dos romanos, as vestes, o armamento, as técnicas de luta e defesa, os hábitos do quotidiano, entre muitas outras curiosidades.

E para conhecer de perto os vestígios romanos do município são-brasense, a Passada de Jerico convida todas as crianças a um passeio de burro na Calçadinha.

jornadas do patrimonioAs histórias prosseguem em palco com as aventuras do Gaspar, em mais um divertido Teatro de Fantoches destinado a crianças até aos 8 anos de idade. A participação nesta atividade é sujeita ao pagamento de 2 euros.

Esta tarde de atividades para todas as idades conta ainda com momentos de dança do ventre, malabarismo, gastronomia e muita diversão.

As Jornadas Europeias do Património encerram “Entre Passos…Um Passeio com 100 anos de História” no domingo, dia 28. Com ponto de encontro marcado pelas 20h30 junto ao Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, este passeio temático, orientado por Angelina Pereira e Custódia Reis, promete desvendar passo a passo a história do património são-brasense.

De participação gratuita, esta iniciativa carece de inscrição prévia até dia 26 de setembro, através do telefone 289 840 004 ou e-mail [email protected].

A edição de 2014 das Jornadas, sob o tema “Património, sempre uma descoberta”, tem por objetivo “chamar à atenção para a permanente novidade que o Património Cultural encerra, sempre atualizado através de novo conhecimento, novos olhares e novas interpretações. (…) A permanente redescoberta do Património é também a constante redescoberta das nossas raízes, das nossas referências e da nossa identidade, tornando-se fundamental a sensibilização dos cidadãos para o seu conhecimento e valorização”.

 

Informações e Inscrições:
Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de Alportel
Rua do Matadouro, nº2 / 8150-135 São Brás de Alportel
Horário: de terça-feira a sábado, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
Contatos: Telefone 289 840 004 / Fax: 289 842 455
E-mail: [email protected]
Internet: www.calcadinha.cm-sbras.pt

Comentários

pub