Quatro faróis algarvios abertos a visitas durante as Jornadas Europeias do Património

Os faróis do Cabo São Vicente, Alfanzina, Santa Maria e Vila Real de Santo António vão estar abertos ao público […]

Farol_Cabo_Sao_VicenteOs faróis do Cabo São Vicente, Alfanzina, Santa Maria e Vila Real de Santo António vão estar abertos ao público durante os dias 26, 27 e 28 de setembro, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema “Património, sempre uma descoberta”.

Além destes e a exemplo das edições anteriores, a Direção de Faróis da Autoridade Marítima Nacional abre ainda para visitas os faróis de Montedor, Leça, Aveiro, Cabo Mondego, Penedo da Saudade, Cabo Carvoeiro, Cabo da Roca e Cabo Espichel (no Continente), da Ponta do Pargo (Madeira) e da Ferraria, Arnel, Gonçalo Velho, Contendas, Ponta da Barca, Ponta da Ilha, Ponta do Topo e Albarnaz (Açores).

Mas também os órgãos de natureza cultural da Marinha proporcionam uma programação diversificada, entre os dias 26 e 28 de setembro.

Farol do Cabo de S VicenteAssim, no dia 27, a Fragata D. Fernando II e Glória, o Palácio Real do Alfeite e o Museu do Fuzileiro, na Escola de Fuzileiros, podem ser visitados gratuitamente, com a oportunidade de enriquecer os conhecimentos históricos através de visitas guiadas, a partir das 10h00, mediante inscrição prévia, através do email [email protected].

No mesmo dia, às 16h00, realiza-se um concerto da Banda da Armada no Pavilhão das Galeotas, do Museu de Marinha, onde às 17h00 terá lugar a inauguração da exposição relativa ao desafio fotográfico “Novas perspetivas, outros olhares”. Ambos os eventos são também de entrada livre.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, cujo objetivo é a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património. A Marinha associa-se a este evento, através da Comissão Cultural de Marinha e da Direção de Faróis.

Comentários

pub