Quase todos os europeus consideram que a proteção do ambiente é importante

A preocupação dos europeus com o ambiente não diminuiu, apesar da crise, como se conclui a partir dos dados do […]

ExpoambienteA preocupação dos europeus com o ambiente não diminuiu, apesar da crise, como se conclui a partir dos dados do mais recente inquérito Eurobarómetro do mesmo teor. Reunindo um vasto consenso, 95% dos 28000 inquiridos afirmaram que a questão da proteção do ambiente é importante e muitos pensam que é possível fazer mais.

O Comissário Janez Potočnik, responsável pelo Ambiente, declarou a este respeito: «É bom ver um apoio tão sólido e alargado à proteção do ambiente, mesmo em tempos difíceis. As pessoas estão particularmente preocupadas com a poluição da água e do ar, os produtos químicos e os resíduos, e consideram que todos devem envidar mais esforços para proteger o ambiente.»

Uma grande maioria do europeus considera que a utilização eficiente dos recursos naturais (79%) e a proteção do ambiente (74%) podem promover o crescimento económico.

Se 80% consideram que a economia influencia a sua qualidade de vida, 75% pensam que o estado do ambiente tem um impacto semelhante e 77% dos cidadãos da UE consideram que os problemas de ambiente têm um efeito direto na sua vida quotidiana.

Preocupam-se sobretudo com a poluição – a poluição do ar (56%) e a poluição da água (50%) estão no topo – bem como a produção de resíduos e o esgotamento dos recursos naturais.
Um número crescente (59%) considera que os fatores sociais e ambientais devem ser tão importantes como os critérios económicos para medir os progressos alcançados no seu país.

Em relação às despesas e investimentos das autoridades públicas, 59% são de opinião que as autoridades públicas do seu país deveriam dar mais importância às considerações ecológicas do que ao custo.

 

Aumenta a responsabilidade ambiental

ExpoambienteUm maior número de cidadãos do que em 2011 (75%) afirmam estar dispostos a comprar produtos respeitadores do ambiente, mesmo se isso implica pagar um pouco mais. Uma grande maioria (93%) pensa que os grandes poluidores devem reparar os danos ambientais que causam.

A introdução de coimas mais pesadas para os infratores foi considerada a forma mais eficaz de resolver os problemas em matéria de ambiente.

85% dos europeus consideram que têm um papel a desempenhar na proteção do ambiente. A maioria está a adotar medidas e comportamentos mais respeitadores do ambiente.

As três atividades mais comuns são a separação do lixo para reciclagem (72%), a redução do consumo de energia (52%) e a redução do consumo de água (37%).

Apesar de mais cidadãos considerarem que estão bem informados sobre o ambiente em geral, 39% não dispõem de informação sobre o impacto na saúde dos produtos químicos utilizados em produtos do dia-a-dia.

Uma maioria significativa da população considera que pode ser feito mais para proteger o ambiente. 77% consideram que as grandes empresas e a indústria não estão a fazer o suficiente; 70% pensam o mesmo da sua administração nacional; 65% consideram que os próprios cidadãos podem fazer mais.

As prioridades identificadas pelos cidadãos que querem proteger o ambiente foram a separação do lixo para reciclagem (54%), a redução do consumo doméstico de energia (39%) e a utilização de transportes públicos (39%).

 

Apoio à ação da UE

Comissão Europeia77% dos cidadãos da UE consideram que é necessária legislação ambiental europeia para proteger o ambiente no seu próprio país e seis em cada dez pensam que as decisões devem ser tomadas conjuntamente na UE.

79% consideram igualmente que a UE deveria ser capaz de assegurar que as leis ambientais estão a ser corretamente aplicadas no seu país. 84 % querem que seja atribuído mais financiamento da UE ao apoio a atividades respeitadoras do ambiente. Além disso, a maioria dos cidadãos (56%) quer que a UE tome ainda mais medidas para proteger o ambiente.

O mais recente inquérito do Eurobarómetro sobre o ambiente foi realizado três anos após o relatório anterior sobre o tema.

Foi levado a cabo nos 28 Estados-Membros da União Europeia entre 26 de abril e 11 de maio de 2014, com o objetivo de avaliar as perceções, atitudes e práticas dos cidadãos da UE em matéria de proteção do ambiente.

Foram diretamente entrevistadas 26825 pessoas de diferentes grupos sociais e demográficos, na sua língua materna, por conta da DG Ambiente.

Comentários

pub