Projeto Querença dá a conhecer a cal e ensina a fazer telhados de colmo

A segunda fase do Projeto Querença já começou a dar frutos, o que, neste caso, é sinónimo de iniciativas que […]

Actividade PigmentosA segunda fase do Projeto Querença já começou a dar frutos, o que, neste caso, é sinónimo de iniciativas que pretendem dinamizar o interior do concelho de Loulé. Explorar a cal, nomeadamente os pigmentos usados para lhe dar cor, e aprender a construir um telhado de colmo, são as sugestões deste projeto de desenvolvimento local algarvio, para setembro e outubro.

No próximo dia 13 de Setembro, será proporcionada uma primeira experiência inserida na futura Rota «Caminhos da Cal e do Barro», um projeto de turismo cultural, que se encontra em preparação, conjugando passeios temáticos, valores naturais, experiências criativas, património cultural e conhecimento científico, numa abordagem interativa e didática

A atividade, com o tema «Pelas Cores da Terra: um percurso em busca de pigmentos naturais», irá conjugar os conhecimentos de geologia e património cultural de dois dos jovens integrados no Projecto Querença 2 e pretende reavivar tradições antigas em torno da extração de pigmentos naturais, outrora utilizados na coloração da cal para pinturas.

No dia 28 de Setembro, o «Projeto Querença» associa-se às Jornadas Europeias do Património, com a realização de uma caminhada de interpretação da paisagem nos arredores da aldeia de Querença. «Por Caminhos da Cal» é o nome deste percurso temático, com o qual se pretende que os participantes “descubram” os caminhos e as particularidades do território relacionados com o antigo ofício de produção de cal.

De 17 a 19 de Outubro, o projeto sai de Querença, para fazer a curta viagem até à freguesia vizinha do Ameixial. Aqui, será promovido um fim-de-semana dedicado à execução de coberturas cónicas com palha de centeio. «Trata-se de um workshop de três dias com sessões de palestra e de trabalho prático em torno desta temática e do restauro efetivo do telhado de colmo de um dos palheiros circulares do monte de Corte d’ Ouro», revelam os responsáveis pelo «Projeto Querença».

Esta atividade contará com a participação especial dos habitantes locais, «naturais detentores destas técnicas de construção com materiais vegetais, nomeadamente os proprietários da estrutura a reparar, que serão os formadores desta ação».

Outras ações estão em preparação, «incluindo seminários, o mercado de Querença, eventos formativos», que os responsáveis pela iniciativa de desenvolvimento local prometem divulgar «em devido tempo», e a devido tempo serão divulgadas.

Comentários

pub