Programação do Cineclube de Faro regressa em força já a partir de amanhã

O Cineclube de Faro regressou das «(quase) férias do mês de agosto» com «uma energia fora do vulgar e um […]

Cineclube de Faro Setembro Outubro 2014O Cineclube de Faro regressou das «(quase) férias do mês de agosto» com «uma energia fora do vulgar e um conjunto de ideias inovadoras», que já se notam na programação de setembro e outubro da associação farense. Cinema ao ar livre, aproveitando as últimas noites quentes de verão e ciclos temáticos que levam o público a viajar pelo mundo são algumas das propostas.

Esta quarta-feira, é lançado o ciclo de cinema ao ar livre «24 Rotações», que decorrerá na esplanada da Sociedade Recreativa Artística Farenses, vulgo «Os Artistas». Amanhã, às 22 horas, será exibido o filme «End of the century – The story of the Ramones», de Jim Fields e Michael Gramaglia e, uma semana depois, a 10 de setembro, à mesma hora, será a vez do filme «Mistaken for Strangers», de Tom Berninger.

No dia 11 de setembro, também haverá cinema ao ar livre, mas em Cacela. «Ideias para um Filme Musical sobre o Algarve», de Tiago Pereira, será o filme exibido às 22 horas em mais uma sessão do ciclo «Sob as estrelas em Cacela Velha», com o realizador a marcar presença.

A meio de setembro, regressam as sessões regulares, às terças-feiras, na delegação de Faro do Instituto português do Desporto e Juventude (IPDJ). Em setembro e outubro, há dois ciclos para ver, com sessões intercaladas, que começam sempre às 21h30.

A 16 de setembro, é lançado o ciclo «Transeuropa», que traz cinema de fora do nosso continente. O primeiro filme a exibir é «O Sonho de Wadjda», de Haifaa Al-Mansour (Arábia Saudita), seguindo-se a 7 de outubro «Night Moves», de Kelly Reichardt (EUA) e, por fim, «Só os amantes sobrevivem», de Jim Jarmusch,a exibir a 21 de outubro.

Paralelamente, será exibido, no mesmo local, o ciclo «Nós? Europa?», que mostra cinema português e europeu. O filme «E Agora? Lembra-me», de Joaquim Pinto, lança o ciclo, a 23 de setembro, seguindo-se «Ciúme», de Philippe Garrel, a 14 de outubro e «Ida», de Pawel Pawlikowski, a 28 de outubro.

No dia 30 de setembro, será lançado o ciclo «CinemaBrasil», com o filme «Tropicália», de Marcelo Machado. Neste ciclo, o Cineclube de Faro irá sugerir diversos filmes do catálogo da Nitrato Filmes, «que num trabalho notável, tem trazido até nós alguns dos títulos mais relevantes do cinema brasileiro contemporâneo».

Além disso, o IPDJ ainda receberá uma sessão especial, a 1 de outubro, com exibição do filme «Mal Nascida», de João Canijo, no âmbito do Congresso «Imagines IV – Imagines – Antiquity in the Visual and Performing Arts», organização da Professora Adriana Nogueira e da FCHS da Universidade do Algarve.

Em outubro, o Cineclube irá dedicar um ciclo dedicado às primeiras obras do realizador húngaro Béla Tarr, na sede, às quintas-feiras, às 21h30. A 26 de setembro e 31 de outubro, há «Filme Francês do Mês» na Biblioteca de Faro. «L’Enfer», de Claude Chabrol e «D’Amour et d’Eau Fraiche», de Isabelle Czajka, são os filmes sugeridos.

Comentários

pub