Portisub e Câmara de Lagoa promovem limpeza subaquática em Carvoeiro

Uma acão de limpeza terrestre e subaquática vai decorrer no sábado, 27 de Setembro, na Praia de Carvoeiro, numa iniciativa […]

limpeza subUma acão de limpeza terrestre e subaquática vai decorrer no sábado, 27 de Setembro, na Praia de Carvoeiro, numa iniciativa da Câmara de Lagoa e do Portisub – Clube Subaquático de Portimão.

Esta ação contará com a presença de dezenas de mergulhadores com garrafas, mergulhadores em apneia e ainda participantes em terra, que farão, a partir das 10h00 de sábado, uma operação de limpeza conjunta, com o intuito de recolher detritos abandonados no areal, arribas adjacentes à zona balnear e principalmente nas águas que banham aquela praia, de forma a remover todo o lixo jogado ao mar.

Os mergulhadores voluntários, usando equipamento de mergulho com garrafas, fará a limpeza na zona a sul da praia, em profundidades entre os 5 e 15 metros, enquanto outros mergulhadores em apneia farão a recolha de detritos na zona até os 5 metros de profundidade.

Os restantes participantes farão o trabalho de recolha de lixo em terra, percorrendo não só a zona do areal, como ainda espaços envolventes da praia, arribas e outros usados pelos muitos visitantes que aqui passam.

Esta iniciativa está integrada na comemoração do ano do mar no concelho de Lagoa e ainda nas ações de promoção da proteção ambiental do projeto Bandeira Azul deste concelho em 2014,

Anualmente, são realizadas varias limpezas subaquáticas a nível nacional e internacional, de onde resultam toneladas de lixo resgatados ao mar, que são posteriormente estudados, pesados e classificados no sentido de melhor compreender o seu impacto, origem e consequências a médio e longo prazo.

O Município de Lagoa tem sido pioneiro nestes eventos ao nível da região Algarvia, realizando desde 2006 pelo menos um evento similar por ano numa das praias do Concelho.

Todos os interessados em participar, mergulhadores e não mergulhadores, devem inscrever-se na ação de voluntariado, podendo para isso contactar o clube de mergulho através do email [email protected]. Todos os participantes receberão lembranças alusivas ao evento.

Comentários

pub