Parque Ribeirinho, Escola da Lejana e ETIC inauguradas em Faro no domingo

O Parque Ribeirinho de Faro vai ser, finalmente, inaugurado de forma oficial, este domingo. Esta é uma das três inaugurações […]

Parque Ribeirinho de Faro_1O Parque Ribeirinho de Faro vai ser, finalmente, inaugurado de forma oficial, este domingo. Esta é uma das três inaugurações que marcam o Dia do Município de Faro, que se celebra a 7 de setembro, a par da Escola da Lejana e da ETIC Algarve– Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, que se instalou na capital algarvia, após vários anos em Portimão.

Estes serão os momentos altos do programa do dia, que começa com uma sessão solene nos Paços do Concelho de Faro, onde serão distinguidas personalidades e entidades.

Os agraciados, em 2014, serão ADFA- Associação dos Deficientes das Forças Armadas- Delegação de Faro; CASA- Centro de Apoio ao Sem-Abrigo- Delegação de Faro; Fundação Algarvia de Desenvolvimento Social; Professor Doutor João Pinto Guerreiro; Dr. Leonardo Abreu; Liga dos Combatentes da Grande Guerra- Núcleo de Faro; Ator Luís Vicente; Núcleo Escola Segura da Secção de Programas Especiais do Destacamento da Guarda Nacional Republicana de Faro e Programa Escola Segura da Polícia de Segurança Pública.

Às 11h30, é inaugurado o Parque Ribeirinho de Faro, «um anseio antigo dos farenses», cuja obra foi realizada no âmbito do Polis Ria Formosa, concluindo um processo lançado há cerca de 15 anos. Por estes dias, já há muita gente a desfrutar do parque, uma vez que as obras mais pesadas há muito foram concluídas, mas faltava o ato solene para oficializar a passagem da obra para a autarquia.

«Com esta inauguração, muito aguardada por todos, toda a zona ribeirinha que vai da Panasqueira até Pontes de Marchil, até agora mal aproveitada e sem qualquer utilização lúdica organizada, será o parque de recreio e lazer que a cidade merece e do qual precisa há muito tempo no desígnio estratégico de se reencontrar com a sua Ria», considerou a Câmara de Faro.

ETIC_Algarve_Faro_11Também em construção há muitos anos, mas não tantos como o Parque Ribeirinho, estava a Escola da Lejana, ali bem perto. Este estabelecimento de ensino, «representou um esforço titânico que obrigou a autarquia, mesmo em processo de reequilíbrio, a mobilizar muitos dos seus recursos disponíveis». «A EB da Lejana avança para modernizar e alargar a oferta educativa no ensino básico e pré-primário e também para aliviar a carga discente em outras escolas do concelho», ilustrou a autarquia. A inauguração está agendada para as 16h30.

Às 18 horas, inaugura outra escola, mas para um público bem distinto. A ETIC Algarve, «o maior centro de aprendizagem do Sul do País na área das indústrias criativas», viu a autarquia farense ceder-lhe um amplo espaço no Mercado Municipal e já fez as obras de adaptação necessárias para o tornar o seu polo de formação principal.

O programa contempla, ainda um Desfile Equestre pelas ruas da cidade, agendado para as 10h30, proporcionado pelo Centro de Equitação Amigos do Cavalo de Estoi e a Inauguração da Exposição do Foral da Cidade de Faro no Museu Municipal. O cineasta farense José Maria Nunes (1930-2010) também será homenageado, através da atribuição do seu nome ao troço viário que liga a rotunda do Fórum Algarve à rotunda da Escola Superior de Saúde da UAlg.

 

Programa completo do Dia da Cidade:

09:30 – Içar das Bandeiras e revista à formatura dos Bombeiros Sapadores e Bombeiros Voluntários de Faro

09:45 – Sessão Solene- Paços do Município

10:30 – Desfile Equestre pelas ruas da Cidade

11:30- Inauguração do Parque Ribeirinho

12:30 – Descerramento de placa toponímica em homenagem a José Maria Nunes

15:00 – Palestra “Em torno do Foral Novo de Faro: Manuel I e a Refundação do Reino”, com o Prof. Luís Oliveira, seguida de inauguração da exposição “O Foral de Farão” no Museu Municipal de Faro

16:30 – Inauguração da Escola Básica da Lejana

18:00 – Inauguração da ETIC, Escola de Tecnologias, Inovação e Criação- Mercado Municipal

 

 

Comentários

pub