O Farcume já não é só de Faro, é do mundo

Houve mais filmes, mais público e realizadores de mais países na edição de 2014 do Farcume-Festival de Curtas-Metragens de Faro, […]

Farcume 2014Houve mais filmes, mais público e realizadores de mais países na edição de 2014 do Farcume-Festival de Curtas-Metragens de Faro, que trouxe a sétima arte, em versão concentrada, à capital algarvia, na passada semana.

À 4ª edição, o evento da associação Faro 1540 «afirmou-se, de forma definitiva, a nível internacional», mas também houve gente da terra a sair premiada.

Bruno Lage, presidente da Faro 1540, faz um balanço «positivo» do evento, salientando a presença de realizadores «do Egipto, Israel, Espanha, Brasil e Portugal». Todos eles estiveram em Faro por iniciativa própria, para conhecer de perto um festival que, tendo em conta as mais de 2100 candidaturas recebidas, vindas de todo o mundo, é já uma referência nos quatros cantos do mundo.

«Gostaram muito do ambiente do Festival, nomeadamente da informalidade, que permite ao público circular entre sessões. Também gostaram do convívio que é promovido. Permite que se conheçam uns aos outros, que troquem ideias e que falem connosco», ilustrou Bruno Lage, que salientou, ainda, que «a festa Urban Sunset foi um grande sucesso».

Como é habitual, houve distinções para os melhores filmes, no final. O júri do Farcume deu prémios a filmes nas categorias Ficção, Documentário, Videoclip e Animação. Houve ainda lugar à atribuição das distinções «Melhor Curtíssima» e «Prémio do Público». Neste último caso, o prémio ficou na região, já que foi escolhida a curta «Lost Haven», de Patrício Faísca.

farcume sunsetNa ficção, o primeiro prémio foi atribuído ao filme «Falha no Sistema», de José Moreira (Portugal). No segundo e terceiro lugar, ficaram, respetivamente, as curtas «Meninos do Rio», de Javier Macupe (Espanha), e «Cigano», de David Bonneville (Portugal).

Nesta categoria, houve menções honrosas para os trabalhos «Entre Ange et démon» (Pascal Forney, Suíça), «Dentro del Túnel» (Sérgio Róman, Espanha), «No Love Lost» (Shekhar Bassi, Reino Unido) e «A propósito de Ndugu» (David Munõz, Espanha).

Na categoria documentário, o filme «Jeuh Kieh a JM HM Kahum», de Arturo Aguilera (México, EUA), arrecadou o primeiro prémio. Seguiram-se, por esta ordem, «Piove, il Film di Pio», de Thiago Mendonça (Brasil), e «Quando eu vestia o meu terno de couro», de Flávio Faria (Brasil). Houve menções honrosas para «Kabeza» (Fernando Bordeo, Espanha) e «Pescador de um Rio sem margem» (Rodolfo Silveira, Portugal).

Na animação, os três primeiro prémios foram, respetivamente, para «Payada Pá Sátan», de António e Carlos Bolseiro (Argentina), «Premier Automne», de Carlos de Carvalho (França) e «a Lifestory», de Nacho Rodriguez (Espanha). «Eugénia (Deborah Cywiner, Israel) e «Inércia (Becho lo Bianco, Espanha) receberam menções honrosas.

Nos videoclips, o vencedor foi o filme «Garden’s Road», de Juan Galinanes e Olga Osório (Espanha), seguindo-se, em segundo lugar, o trabalho algarvio «NOME: O tempo na tua mão», de Pedro Matos, professor da ETIC Algarve. O terceiro prémio foi para «A Song for Elaine», de Borja Ramirez (Espanha) e houve menção honrosa para o videoclip «DSK: Cianuro Dicos Funk» (Montero & Lesta, Espanha).

O prémio Curtíssima (filmes com menos de quatro minutos) foi atribuído ao trabalho «Sinceridad», de Andrea Casaseca (Espanha).

Entregues os prémios de 2014, a Faro 1540 vai começar agora a tratar da edição de 2015. A reunião de balanço do evento deste ano, que permitirá perspetivar o do ano que vem, só decorrerá para a semana. Para já, está na calha nova extensão do festival, a juntar à que já se fará no Brasil, em Abril, «numa outra cidade de Portugal», revelou Bruno Lage.

Comentários

pub