Martim vice-campeão Sub-18 de Surf no Amado

Frederico ‘Martim’ Magalhães foi vice-campeão Sub-18 na 5ª Etapa do Circuito Nacional de Surf Esperanças 2014, disputada na Praia do […]

martim magalhãesFrederico ‘Martim’ Magalhães foi vice-campeão Sub-18 na 5ª Etapa do Circuito Nacional de Surf Esperanças 2014, disputada na Praia do Amado (Aljezur), no fim-de-semana 6 e 7 de Setembro.

O surfista do Clube Naval de Portimão alcançou, no Algarve, o seu melhor resultado no circuito e recuperou a possibilidade de concluir a época no Top 8 nacional. A prova foi organizada pela Federação Portuguesa de Surf (FPS) e pelo Algarve Surf Clube, com o patrocínio Volcom.

A Praia do Amado recebeu a etapa do nacional de Esperanças com bom tempo, a contrastar com o resto do País. O mar apresentou-se com período lento, quase sem vento, mas pequeno, excetuando nalguns períodos de enchente de manhã, com ‘sets’ mais generosos, que não chegaram até às finais.

A etapa foi disputada por perto de 130 atletas, entre os quais os melhores nacionais e 13 algarvios, nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-18 Feminino.

‘Martim’ Magalhães produziu um surf seguro e mostrou mais maturidade tática, realizando uma final Sub-18 de grande nível, com bom posicionamento e marcações acertadas.

O surfista de elite FPS, integrado na Equipa Nacional Júnior, ‘agarrou’ o 2º lugar com a segunda melhor onda da final (nota 5.95) e concluiu a bateria a precisar de uma nota 5,01 para ‘roubar’ a vitória a Guilherme Fonseca.

“Quase”, comentou ‘Martim’ Magalhães, visivelmente feliz, depois de um fim-de-semana que começou com a vitória, na categoria Júnior, no Rumblefish@Amado, primeiro evento europeu do circuito mundial Volcom Totally Crustaceous Tour 14-15, disputado na Praia do Amado, na sexta-feira 5 de Setembro. (ver link abaixo)

O Algarve esteve representado por mais dois surfistas na categoria Sub-18 do nacional de Esperanças no Amado. Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão), também surfista de elite FPS, chegou às meias-finais e foi eliminado em 3º, a precisar de uma nota 4.16 para conseguir o apuramento para a final.

Francisco Duarte terminou a etapa no 5º lugar Sub-18. José Montez (Clube Naval de Portimão) disputou a bateria de ‘trials’ e perdeu em 4º, com uma exibição muito abaixo do que já mostrou ser capaz.

Nos Sub-18 Feminino, causou alguma surpresa a eliminação precoce das duas algarvias inscritas na prova. Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão) e Inês Pascoal (CBAVAL – Clube de Badminton do Agrupamento Vertical de Almancil) perderam, respetivamente em 3º e 4º, na mesma bateria dos quartos-de-final femininos.

Yolanda vinha de uma meia-final na Liga Moche e era candidata natural a repetir o apuramento no Esperanças. Inês está ainda a recuperar de uma fratura num pé e mostra falta de ritmo competitivo. Também é verdade que as algarvias perderam para Teresa Bonvalot (que já é campeã nacional 2014) e para Mariana Garcia, 1ª e 2ª classificadas na etapa.

Nos Sub-16, António Silveira (Algarve Surf Clube), superou a Ronda 1 e acabou eliminado em 3º na ronda seguinte (quartos-de-final), numa bateria ganha pelo surfista João Moreira, que acabaria por ganhar a etapa. Francisco Bívar (Clube Naval de Portimão) foi eliminado na primeira ronda Sub-16.

Na categoria Sub-14, Bruno Gregório (Algarve Surf Clube) chegou até aos quartos-de-final, sendo aí eliminado em 3º. Ricardo Augusto (Algarve Surf Clube) também avançou até aos quartos-de-final, mas chegou atrasado à bateria (a primeira da jornada de domingo) e foi eliminado em 4º, praticamente, sem fazer ondas.

Michael Conlan (CBAVAL) também integrou o grupo de 5 algarvios no lote dos Sub-14. O surfista de Vilamoura perdeu logo na Ronda 1, tal como Henrique Poucochinho, do Portimão Surf Clube.

Miguel Raposo (Iate Clube Marina de Portimão) foi também eliminado na primeira ronda Sub-14, ainda no sábado, primeiro dia de prova.

Esta categoria foi ganha por Guilherme Ribeiro, da Costa de Caparica, que ficou com o título nacional Sub-14 quase garantido e também disputou a final Sub-12 no Amado. Recorde-se que Guilherme Ribeiro é bi-campeão Sub-12 e Sub-14 do Circuito de Surf do Algarve (2013 e 2014).

A categoria Sub-12 teve apenas um algarvio em prova no Amado: João Maria Mendonça, surfista da Arrifana, que venceu a sua bateria na primeira ronda e acabou eliminado em 4º na fase seguinte (quartos-de-final).

A etapa Sub-12 foi ganha por Afonso Antunes, da Costa de Caparica, que esteve muito forte no Amado, realizando mesmo – na sua meia-final Sub-12 – o ‘score’ mais elevado de todo o campeonato (17.00 | 9+8).

 

Finais (+algarvios) 5ª Etapa Esperanças 2014 – Amado (Aljezur)

Sub-18
1. Guilherme Fonseca (PPSC)
2. ‘Martim’ Magalhães (CNPTM)
3. João André (AON)
4. Tomás Ferreira (AON)
(…)
5. Francisco Duarte (CNPTM)
17. José Montez (CNPTM)

Sub-18 Feminino
1. Teresa Bonvalot (SCCS)
2. Mariana Garcia (SCCS)
3. Inês Bispo (ASCC)
4. Mariana Assis (SCCS) interferência
(…)
7. Yolanda Hopkins (CNPTM)
9. Inês Pascoal (CBAVAL)

Sub-16
1. João Moreira (CRCQL)
2. Jácome Correia (CNPD)
3. Simão Penha (GDSC)
4. Francisco Almeida (SCCS)
(…)
9. António Silveira (ASC)
13. Francisco Bívar (CNPTM)

Sub-14
1. Guilherme Ribeiro (CSC)
2. Salvador Couto (AON)
3. Gonçalo Magalhães (AON)
4. Marcelo Martins (AON)
(…)
9. Bruno Gregório (ASC)
11. Ricardo Augusto (ASC)
13. Michael Conlan (CBAVAL)
13. Henrique Poucochinho (PTMSC)
17. Miguel Raposo (ICMP)

Sub-12
1. Afonso Antunes (CSC)
2. João Vidal (SCCS)
3. Guilherme Ribeiro (CSC)
4. Manuel Teixeira (SCCS)

(…)

11. João Maria Mendonça (PTMSC)

Comentários

pub
pub