IPMA confirma tornado ontem de madrugada no Vale da Telha (Aljezur)

O fenómeno atmosférico que afetou a zona do Vale da Telha, concelho de Aljezur, às 5h20 da madrugada desta terça-feira, […]

tornadoO fenómeno atmosférico que afetou a zona do Vale da Telha, concelho de Aljezur, às 5h20 da madrugada desta terça-feira, 16 de Setembro, foi mesmo um tornado, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo este organismo, «pelas 04:20 UTC (05h20, hora local), no local de Vale da Telha, concelho de Aljezur (Algarve) foi reportado vento muito forte, acompanhado de trovoada, tendo sido registada alguma destruição numa instalação hoteleira e em algumas habitações próximas, bem como em árvores e viaturas.
O IPMA acrescenta que a observação do radar Doppler de Loulé/Cavalos, situado na Serra do Caldeirão, «mostrou, àquela hora e sobre a área, a passagem de uma linha de instabilidade bastante ativa que desenvolveu uma perturbação convectiva de natureza não supercelular».

Mais a norte, aproximadamente dois quilómetros a nordeste de Poceirão, concelho de Palmela (Estremadura), pelas 10 UTC (11h00, hora local) foi também registado «um episódio de vento muito forte e precipitação também forte», diz o Instituto.

A precipitação foi extensiva a «uma região mais vasta, tendo sido registados 24 mm na estação de Setúbal entre as 09 e as 10 UTC, 10-11h, hora local», tendo sido «relatada destruição em árvores e algumas estufas».

A observação do radar Doppler de Coruche/Cruz do Leão (C/CL) evidenciou, àquela hora e sobre o local, uma «formação de tipo supercelular».

Um pouco mais tarde e mais a norte, pelas 11:50 UTC (12h50, hora local) e nos instantes seguintes, foi registada em Baxarela e Quinta das Freiras, concelho de Alcobaça (Estremadura), alguma destruição em habitações, árvores, postes elétricos e viaturas. Também aqui a observação do mesmo radar Doppler de C/CL mostrou a presença de uma supercélula.

Em qualquer dos três casos, sublinha o IPMA, «tanto a natureza dos danos reportados até ao presente, como a disposição relativa dos vários pontos afetados, são consistentes com a ocorrência de tornado». No entanto, esclarece, estas três ocorrências , todas envolvendo danos materiais em associação a vento e precipitação, ocorreram de forma independente.

Esta situação deve-se às condições meteorológicas registadas ontem, 16 de setembro. Segundo o IPMA, o estado do tempo no território do continente «foi condicionado por uma depressão centrada a oés-noroeste da Península Ibérica, que transportava na sua circulação uma massa de ar quente e húmida, bastante instável. Sobre o território, o perfil vertical do vento era favorável à formação de convecção organizada».

Comentários

pub