IPMA confirma forte precipitação em Lisboa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera acaba de informar que os valores provisórios mais significativos de precipitação intensa […]

inundaçõesO Instituto Português do Mar e da Atmosfera acaba de informar que os valores provisórios mais significativos de precipitação intensa registados pela estações meteorológicas no distrito de Lisboa, entre as 13 e 15 horas locais, foram os seguintes: Lisboa/Geofísico – 13.2 mm; Lisboa/Gago Coutinho – 18.7 mm; Lisboa/Amoreiras – 8.0 mm; Amadora – 7.0 mm.

No entanto, acrescenta o IPMA, «tendo em conta a análise de imagens de radar, é provável que noutros locais da cidade de Lisboa os valores de precipitação possam ter sido mais elevados».

Estes valores de precipitação deveram-se, segundo o IPMA, «à formação de sistemas convectivos de forte atividade em zonas muito localizadas e com persistência temporal, traduzindo-se numa distribuição irregular da precipitação, em particular na região da Grande Lisboa e o mesmo acontecendo noutras regiões do território».

Aquele instituto acrescenta que se prevê a «continuação de ocorrência de aguaceiros no continente durante o resto da semana, com desagravamento gradual das condições de instabilidade», aconselhando que as previsões meteorológicas, bem como os avisos, devem ser acompanhados no site do IPMA em www.ipma.pt.

A forte tempestade que no início da tarde desta segunda-feira caiu sobre Lisboa provocou várias inundações e as zonas mais afetadas são as da Praça de Espanha, Sete Rios, Benfica, Baixa Pombalina e Avenida da Liberdade. Às 17h45, a página dos Bombeiros Sapadores na internet registava 13 situações ativas por inundações, informa o jornal online Observador.

Comentários

pub