Filme sobre «a luta e os riscos» dos mariscadores exibido no Festival do Perceve de Vila do Bispo

A vida dura dos mariscadores de Vila do Bispo vai ser dada a conhecer durante o III Festival do Perceve, […]

capa do DVDA vida dura dos mariscadores de Vila do Bispo vai ser dada a conhecer durante o III Festival do Perceve, que decorre de 12 a 14 de Setembro, naquele concelho do sudoeste algarvio, através de diversas exibições do documentário «Filhos de Um Mar Maior», de Carlos Vaz, que «mostra a luta e os riscos» de quem se dedica a esta vida, na Costa Vicentina.

Ao longo de três dias este projeto será apresentado na íntegra, diversas vezes ao dia, no pavilhão da Escola E.B.2,3 de São Vicente de Vila do Bispo, onde o certame terá lugar.

O documentário retrata a apanha do perceve, nas falésias ingremes e agrestes da Costa Vicentina e tem como protagonistas José Seromenho Barata, “o Amola”, António Jorge Baptista, “o Cachola”, os irmãos António Ramos e José Ramos antigos mariscadores. Os restantes participantes são os atuais profissionais e sócios da Associação dos Marisqueiros da Vila do Bispo.

«As marés determinam o ritmo de vida destes homens, as dificuldades que enfrentam, os perigos que correm e a violência da apanha dos perceves. Há gerações de marisqueiros, há quem tenha largado um bom emprego e o conforto da cidade para se dedicar a esta vida. Compensa o risco?», questionam os autores, ao longo do filme.

«Este projeto, levado a cabo pela Associação dos Marisqueiros da Vila do Bispo e a Câmara Municipal de Vila do Bispo, tem como objetivo a preservação e gestão deste produto tão apreciado por muitos, o perceve, bem como aquisição da sua certificação e rotulagem, concretizado através de uma candidatura ao programa PROMAR», revelou a Câmara de Vila do Bispo.

Realizado por Carlos Vaz, o filme conta com entrevistas realizadas por Alexandra Trindade e imagem de Miguel Veterano e Rodrigo Corteseano.

Comentários

pub