Festival em Vila do Bispo dá a provar «dos melhores perceves do mundo»

«O território de Vila do Bispo vive muito do turismo e das atividades ligadas ao mar, mas a Vila vive […]

Percebes«O território de Vila do Bispo vive muito do turismo e das atividades ligadas ao mar, mas a Vila vive essencialmente do turismo gastronómico», das pessoas que aí se deslocam para provar os petiscos, nomeadamente aqueles que são «dos melhores perceves do mundo».

Quem é o diz é Adelino Soares, presidente da Câmara de Vila do Bispo, a propósito de mais uma edição do Festival do Perceve, a terceira, que vai decorrer de 12 a 14 de setembro, no Pavilhão da Escola EB 2,3 de S. Vicente.

Organizada pela Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo e Costa Vicentina, com o apoio da Câmara Municipal, esta iniciativa tem como objetivo promover uma das maiores iguarias gastronómicas do município, o perceve.

«Estamos empenhados em promover este produto de excelência, nomeadamente apoiando candidatura para certificação do perceve, promovida pela Associação de Marisqueiros. Será uma forma de certificar um produto como sendo do Parque Natura e assim conseguir também a sua valorização económica», acrescentou o autarca, em entrevista ao Sul Informação.

Mas, disse ainda Adelino Soares, além da vertente de «promoção de uma atividade económica e turística», «a autarquia tem também apoiado um projeto de investigação científica» de um jovem biólogo vila-bispense, que aliás está na base do próprio processo de certificação.

cartaz«Para além da promoção turística, queremos ter uma base científica, de rigor, para podermos falar e promover o perceve de Vila do Bispo», salientou o edil.

Conhecido por oferecer marisco de qualidade, o Festival do Perceve, à semelhança dos anos anteriores, irá oferecer aos visitantes algumas das melhores iguarias que o município tem a nível gastronómico, nomeadamente perceves, lapas na chapa, burgaus, mexilhões, moreia frita, navalheiras, papas de xerém, choco frito, entre outros petiscos.

Nestes três dias de festa, além das iguarias da cozinha Vila-bispense, o Festival contará também com muita animação musical, assim no dia 12 marcarão presença os artistas Xico Barata e João Paulo Cavaco, no dia 13, os grupos Too Hot 2Handle e Al-Buhera e no dia 14 o grupo The Jazztrix 4 Tet e Zé do Pipo.

Ainda no decorrer deste evento, no dia 13, entre as 16h00 e as 1800, realizar-se-á uma aula de Zumba. Já no dia 14, entre as 18h00 e as 20h00, decorrerá uma ação de promoção da cavala, que incluirá provas de degustação e demonstrações culinárias.

Este evento do projeto Cavala Algarvia do CCMAR da Universidade do Algarve será coordenado pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

Os perceves são abundantes na Costa Vicentina, mas nem sempre fáceis de apanhar, devido aos locais de difícil acesso onde se encontram. Os marisqueiros descem as falésias para os apanhar, o que é extremamente perigoso, dada a inclinação das mesmas.

Às vezes a sua vida depende do companheiro que fica em cima, junto à corda de segurança, para apanhar perceves nas rochas, expondo assim as suas vidas a perigos constantes. É considerado como um dos mariscos mais seguros, em termos de qualidade e conservação.

Os perceves (Pollicipes pollicipes), da família dos crustáceos, são um marisco de grande importância na economia e gastronomia local. Muitos marisqueiros dedicam-se à apanha e comercialização profissional deste marisco.

Sendo uma atividade ancestral de enorme relevância é necessário preservar e procurar formas sustentáveis de manter um recurso natural do qual muitas famílias do concelho dependem.

Comentários

pub