Ferragudo comemora pela primeira vez o Dia Europeu sem Carros

A Junta de Freguesia de Ferragudo, em colaboração com o Município de Lagoa e as forças vivas da freguesia, comemora […]

Ferragudo_er_6A Junta de Freguesia de Ferragudo, em colaboração com o Município de Lagoa e as forças vivas da freguesia, comemora pela primeira vez, esta segunda-feira, 22 de Setembro, o dia Europeu sem Carros, convidando todos a deslocarem-se na vila utilizando meios alternativos de transporte.

Para permitir as diversas atividades previstas entre as 9h00 e as 17h30, estarão condicionados ao trânsito automóvel um troço da Rua Marechal Carmona (entre a Marisqueira e o Largo Rainha D. Leonor ) e da Rua 1º de Maio (acesso à Igreja).

Nessa zona haverá bicicletas elétricas para passeios na vila, em colaboração com a CityBike, apoio do Allgav TUK TUK para o percurso de ida ou volta à Igreja de Ferragudo (apenas das 10h00 ao meio dia).

Haverá também animação de rua, com insufláveis, e gincana de carros com a participação dos alunos da escola básica de Ferragudo. À tarde, estes equipamentos serão disponibilizados às classes ATL do concelho de Lagoa.

Associando-se ativamente a este Dia Europeu sem Carros, o executivo da Junta de Freguesia fará atendimento aos fregueses na baixa de Ferragudo (das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h00).

Outra iniciativa integrada neste Dia sem Carros é a Rota da Mobilidade, através da qual a Junta de Freguesia disponibilizará aos aderentes da Rota do Petisco, em Ferragudo, vouchers no valor de 2,50 euros, a serem oferecido aos petiscadores, se estes comprovarem que se deslocaram em transportes amigos do ambiente aquando da validação do petisco no seu passaporte.

Esses vouchers serão utilizados nos locais aderentes à Rota do Petisco em Ferragudo, mas apenas para uma segunda visita aos locais ou para repetição de petisco, não podendo servir para liquidar o valor habitual da rota.

A Junta de Freguesia apela ainda «aos cidadãos e aos comerciantes locais, bem como aos fornecedores que habitualmente desenvolvem o seu trabalho na vila que adequem a circulação de viaturas e bens nesse dia, de forma a que Ferragudo possa a continuar a receber os seus visitantes como muito bem sabe, desta vez sem carros em algumas das vias habituais».

Comentários

pub