Empresas de Faro passaram a ter porta aberta em França

As empresas de Faro passam a ter uma porta aberta, em França, depois de a autarquia farense ter assinado um […]

Protocolo Câmara de faro CCIFPAs empresas de Faro passam a ter uma porta aberta, em França, depois de a autarquia farense ter assinado um protocolo com a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP). O acordo, celebrado na segunda-feira, pretende «promover a internacionalização das empresas do concelho junto do mercado francês e atrair investimento daquele país por via da divulgação das potencialidades do nosso território».

Este protocolo surge após uma visita do presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau à Região de Alpes, Provença e Côte d’Azur (PACA), realizada em Maio último, a convite do Consulado Geral de Portugal em Marselha, onde aproveitou para estabelecer diversos contatos.

Um grupo de oito empresários daquela região francesa fez, agora, o caminho inverso, a  convite da CCIFP, e mostrou «um grande interesse na realização de investimentos no Algarve, potenciado igualmente pelas grandes vantagens proporcionadas pelo Regime Fiscal de Residentes não Habituais». Segundo a Câmara de Faro, os empresários «mostraram-se agradavelmente surpreendidos com as potencialidades turísticas e o rico património arquitetónico e cultural farense».

Com este protocolo, a CCIFP compromete-se não só a dar apoio à internacionalização e «disponibiliza-se para promover os eventos culturais, a gastronomia regional, os recursos naturais, paisagísticos, patrimoniais e arquitetónicos da capital algarvia».

Por seu lado, a Câmara Municipal de Faro aceita «divulgar e apoiar as atividades promovidas pela CCIFP no concelho e incentivar a fixação de empresas francesas». «Mas essencialmente, pretende-se fortalecer a ponte de contactos já estabelecida com a comunidade luso-francesa residente no Sul de França, particularmente nas cidades de Nice e Saint-Maxime-Sur-Mer onde se faz sentir, com especial intensidade, a sua vitalidade e pujança económica», salientou a Câmara de Faro.

Na sessão de assinatura do protocolo, Rogério Bacalhau considerou que o acordo firmado é uma «boa notícia para o concelho, que fica em melhores condições para acolher investimento estrangeiro, e também para as empresas farenses que aqui têm mais uma porta aberta para as suas exportações».

O industrial Joaquim Pires, presidente do CCIFP na região PACA, disse que a entidade que representa quer «cada vez mais e de forma permanente, desempenhar um papel gerador de oportunidades, acompanhando e apoiando, no que lhe for possível» e irá trabalhar para «incrementar a colaboração com o tecido empresarial local e com a autarquia».

Comentários

pub