Docapesca reforça importância da Dieta Mediterrânica com presença na feira em Tavira

A Docapesca participa na 2ª edição da Feira da Dieta Mediterrânica, que começou ontem e termina amanhã, 7 de Setembro, […]

CavalaA Docapesca participa na 2ª edição da Feira da Dieta Mediterrânica, que começou ontem e termina amanhã, 7 de Setembro, no Jardim do Coreto em Tavira, onde entre outras atividades, serão realizadas Aulas de Culinária com pescado das lotas do Algarve.

O padrão alimentar do nosso país é um bom exemplo da Dieta Mediterrânica, declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 4 de dezembro de 2013.

A Dieta Mediterrânica caracteriza-se pelo elevado consumo de produtos hortofrutícolas, cereais pouco refinados, leguminosas e frutos secos, lacticínios à base de queijo e iogurte, e vinho, sendo o peixe a principal fonte de proteínas. Estes alimentos são repartidos em 4 a 5 refeições diárias, quase sempre confecionados com azeite, alho e cebola.

Esta diversidade alimentar foi construída ao longo de séculos, em função da presença romana e árabe na Península Ibérica, e enriquecida com novos ingredientes trazidos para Portugal no período dos Descobrimentos.

O elevado consumo de alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras, hidratos de carbono complexos e antioxidantes, proporciona uma vida mais saudável e equilibrada, regulando o funcionamento do organismo.

É no contexto da promoção deste padrão alimentar que a Docapesca se associa, através de iniciativas de promoção do consumo de pescado, em particular espécies como a Cavala ou o Carapau, extremamente ricos em gordura polinsaturada, sobretudo os ácidos gordos ómega-3.

Estudos científicos provam que o ómega 3 tem um papel protetor sobre o sistema cardiovascular e cerebrovascular e preventivo sobre doenças como cancro, aterosclerose e Alzheimer. A falta de ingestão de ómega 3, por um período prolongado de tempo, tem sido associada com atrasos no crescimento, problemas de visão e distúrbios neurológicos.

Estes ácidos essenciais ao nosso organismo devem ser componentes fundamentais na nossa alimentação. Estudos comprovam o seu papel na prevenção das doenças cardiovasculares e há também muitas provas científicas que atestam outros benefícios, nomeadamente ao nível do bem-estar e na prevenção da depressão e da obesidade.

Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto CCL – Comprovativo de Compra em Lota, cuja etiqueta, com as cores da Bandeira Nacional, permite identificar, junto do consumidor final, a lota onde o pescado foi transacionado e é garantia do cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar, identificando ainda a arte de pesca utilizada. É um selo de informação ao consumidor, distinguindo um produto do mar e de confiança.

Comentários

pub