Custódio Castelo abre Festival de Guitarra de Lagoa

Custódio Castelo abre, no próximo domingo, dia 5, o Festival de Guitarra de Lagoa, que vai decorrer nos meses de […]

Custódio CasteloCustódio Castelo abre, no próximo domingo, dia 5, o Festival de Guitarra de Lagoa, que vai decorrer nos meses de Outubro e Novembro, em Lagoa, Ferragudo e Porches.

O concerto de Custódio Castelo está marcado para os claustros do Convento de S. José, às 18 horas.

Seguem-se, ainda em Outubro, o Quarteto Concordis, na Galeria Arte Algarve, Lagoa (dia 12, às 18h00), Eduardo Ramos, na Quinta dos Vales (19, 18h00), Acordensemble, na Igreja de Ferragudo (26, 18h00).

Em Novembro, haverá três concertos: o primeiro será com o Ensemble Armilar, na Igreja de Porches, (dia 2, 18h00), seguindo-se o Quarteto de Guitarras de Paris, no Auditório Municipal de Lagoa (dia 8, 21h30) e finalmente, a fechar o Festival, o Lisboa String Trio, também no Auditório Municipal (dia 15, 21h30).

O Festival de Guitarra de Lagoa é uma organização da Câmara Municipal, que conta com o apoio das duas Uniões de Freguesia e das duas Juntas de Freguesia do concelho, bem como da Galeria de Arte Algarve e Quinta dos Vales.

Festival de Guitarra de LagoaFrancisco Martins, presidente da Câmara, deseja que «a sonoridade dos instrumentos contribuam para a difusão de vivências culturais porque eles, justamente, ampliam as expectativas do nosso concelho e da nossa região, no que respeita ao seu programa cultural e afins da Autarquia».

O Município pretende, com esta «diversificação da programação cultural pelos diversos locais do concelho», que «toda a população se possa sentir ativamente integrada neste novo projeto municipal de levar a cultura musical onde possa ser ouvida e apreciada, como é caso singular do inconfundível som das guitarras dedilhadas por guitarristas apaixonados pela arte de arrancar sons que tanto traduzem a dolência, a emotividade, a alegria, como a tristeza e a solidão».

«O instrumento de cordas – guitarra, de origem tão remota, cuja invenção se perde nos tempos – está, hoje, associado a múltiplas expressões musicais marcantes do nosso tempo, como, por exemplo, o fado. O guitarrista consegue obter diferentes sonoridades interpretativas do instrumento, pelo que um festival de guitarra portuguesa, permite, por um lado, deleitar quem ouve os seus acordes, quase falantes e, por outro, cativar os que estudam música e o público em geral que vão poder apreciar, ao vivo, alguns dos mais destacados executantes deste magnífico instrumento», acrescenta a autarquia em nota de imprensa.

 

PROGRAMA:

Outubro
Dia 05 – Custódio Castelo (nos Claustos do Convento de S. José, 18h00);
Dia 12 – Quarteto Concordis (Galeria Arte Algarve, Lagoa, 18h00);
Dia 19 – Eduardo Ramos (Quinta dos Vales, Estômbar, 18h00);
Dia 26 – Acordensemble (Igreja de Ferragudo, 18h00);
Novembro
Dia 02 – Ensemble Armilar (Igreja de Porches, 18h00);
Dia 08 – Quarteto de Guitarras de Paris (Auditório Municipal de Lagoa, 2h30)
Dia 15 – Lisboa String Trio (Auditório Municipal de Lagoa, 21h30)

 

 

Comentários

pub