Candidaturas ao Programa Formação-Algarve já estão abertas

O período de candidaturas à edição 2014/2015 do Programa Formação-Algarve estão abertas desde 1 de Setembro até ao dia 30 […]

formação-profissional2O período de candidaturas à edição 2014/2015 do Programa Formação-Algarve estão abertas desde 1 de Setembro até ao dia 30 de Novembro.

O programa Formação – Algarve, criado em setembro de 2012,  visa combater os efeitos da sazonalidade no emprego na região do Algarve e reforçar a competitividade e a produtividade da empresas, através da concessão aos empregadores de um apoio financeiro à renovação, ou, conversão de contratos de trabalho a termo certo, ou, incerto, em contratos de trabalho sem termo, dinamizando durante o período da designada época baixa, um programa de qualificação de trabalhadores.

Nas versões anteriores do Programa (2012/2013 e 2013/2014), foram realizadas 49 ações de formação que envolveram 70 entidades empregadoras e abrangeram mais de 1200 formandos.

Entre  as edições de 2012 e de 2013, verificou-se  uma evolução positiva, traduzida num crescimento da adesão das Pequenas Empresas, no crescimento do número de Entidades Formadoras Externas envolvidas e no número de formandos abrangidos.

A nova edição do Programa  (Portaria nº136-A/2014 de 3 de julho ) apresenta-se  com algumas alterações, nomeadamente, ao nível da simplificação de procedimentos e reforço do apoio financeiro a conceder às empresas, sendo de ressaltar igualmente, o aumento da formação prática em contexto de trabalho e a majoração de apoios relativos a trabalhadores com idade igual ou inferior a 30 anos ou igual ou superior a 45 anos.

O Regulamento Específico do Programa foi divulgado em 29 de agosto e encontra-se disponível em https://www.iefp.pt/regionais-e-setoriais.

As candidaturas devem ser apresentadas junto da Delegação Regional do Algarve do IEFP.

Comentários

pub