Câmara de Vila do Bispo apresenta projeto web Mapa de Obras no evento “Cidadania 2.0.” no Porto

A Câmara de Vila do Bispo apresentou, no dia 27 de Setembro, o “Portal do Munícipe – Mapa de Obras […]

mapa web obras_1A Câmara de Vila do Bispo apresentou, no dia 27 de Setembro, o “Portal do Munícipe – Mapa de Obras e Serviços Online” na 4ª edição do “Cidadania 2.0.”, que teve lugar no Teatro Rivoli, no Porto.

A autarquia de Vila do Bispo foi uma das 23 organizações a apresentar projetos. Em representação da única organização algarvia a participar no evento, esteve o técnico de informática da Câmara Municipal, Filipe Paulos, juntamente com alguns elementos da marca Autarquia 360.º, que apresentaram aos cerca de 150 influentes e decisores do país o Portal do Munícipe de Vila do Bispo, explicando os benefícios das ferramentas deste site web, principalmente do Mapa de Obras e os Serviços Online.

O Portal do Munícipe da autarquia de Vila do Bispo é apresentado como «uma das soluções mais ricas da área Web da marca Autarquia 360º, que, além de ser a ferramenta que oferece aos munícipes serviços 100% online, disponibiliza igualmente o Mapa de Obras e outros projetos da autarquia com o objetivo de potenciar a forma de comunicar com os cidadãos do concelho e aumentar a interação com eles, tornando a comunicação da autarquia mais moderna, eficaz e transparente».

O Mapa de Obras, a ferramenta apresentada no evento, possibilita a georreferenciação de todos os projetos em desenvolvimento no concelho, permite que os munícipes possam consultar o estado das obras e projetos, assim como, o acesso à ficha técnica do projeto onde são apresentadas informações como a localização, descritivo do projeto, valor do orçamento e a galeria de imagens.

Poderão visualizar esta funcionalidade através de uma área mais descritiva ou através de uma área interativa, onde poderão ser visualizadas as obras e projetos no mapa do concelho.

mapa web obras_2Por sua vez, «os serviços online permitem a desmaterialização dos processos e a sua agilização. O cidadão já não necessita de se deslocar fisicamente à Câmara Municipal para entregar formulários ou formalizar solicitações. Tudo pode ser efetuado de forma segura através da internet e do conforto da sua casa».

Com a participação neste evento, tanto a Câmara de Vila de Bispo como a marca Autarquia 360.º pretenderam incentivar outros organismos públicos a «adotar sistemas de informação e comunicação que permitam modernizar a interação com o munícipe, torna-los “clientes satisfeitos” em relação ao serviço público e garantir uma gestão cada vez mais transparente».

Para Filipe Paulos, «o evento foi muito interessante não só pela recetividade ao projeto, mas principalmente porque fomentou a troca de experiências, tendo sempre em vista a melhoria contínua do projeto Portal do Munícipe da Autarquia de Vila do Bispo».

O “Cidadania 2.0.” é um evento sem fins lucrativos, organizado por um pequeno grupo de pessoas que pretendem inspirar, informar e impulsionar projetos que contribuam para a promoção de uma sociedade mais informada e participativa.

Comentários

pub