Câmara de Lagoa entrega viatura para incêndios urbanos aos Bombeiros Voluntários (com fotos)

Uma nova Viatura Urbana de Combate a Incêndios (VUCI), que custou cerca de 215 mil euros, foi entregue no dia […]

IMG_4285Uma nova Viatura Urbana de Combate a Incêndios (VUCI), que custou cerca de 215 mil euros, foi entregue no dia 19 à Associação Voluntária dos Bombeiros de Lagoa, pelo presidente da Câmara Francisco Martins.

Esta nova viatura vem dotar a Corporação de Bombeiros de Lagoa de meios para o combate de fogos urbanos em edificações, podendo ainda proceder a operações de desencarceramento.

Totalmente equipada, a VUCI «diverge das demais, desde logo pelo seu preço, que cobre todo o equipamento que a compõe», salienta a autarquia.

Tem uma autonomia de 300 quilómetros, cabine dupla para seis elementos, um tanque com capacidade para 2.000 litros, uma entrada de alimentação por autotanque, três saídas para ligação de mangueiras e todo o material normal de uma viatura com estas caraterísticas inclusive para ações de desencarceramento.

Na cerimónia de entrega, que decorreu no quartel dos Bombeiros de Lagoa, o presidente da Câmara Francisco Martins salientou que «a doação desta viatura permite melhorar as condições de trabalho dos nossos bombeiros, dando-lhes maior eficácia perante as situações de diversa ordem a que diariamente têm de responder».

O autarca sublinhou ainda que a doação se integra na «preocupação do atual executivo camarário que, já no ano de 2014, atribuiu outras verbas, nomeadamente 209.000 euros, para funcionamento, 67.500 euros, para a proteção civil, financiamento no valor mensal de 4.500 euros de refeições no âmbito do dispositivo de combate a incêndios florestais e, ainda, 24.000 euros como comparticipação municipal na aquisição de uma nova viatura para a proteção civil».

«Quero garantir que a Câmara estará atenta para que os BVL tenham todas as condições para cumprir a sua missão humanitária e solidária», garantiu Francisco Martins.

No passado dia 8 de setembro, foi inaugurado o novo Gabinete de Proteção Civil, instalado no edifício do quartel, com um investimento na ordem dos 36.000 euros.

Deste modo, a Câmara Municipal de Lagoa acredita «estar a responder de forma positiva às necessidade dos chamados “soldados da paz” para enfrentarem os seus desígnios e ajudar na concretização dos objetivos que, voluntariamente, vão alcançando em lutas por vezes de extrema dificuldade».

 

 

Comentários

pub