Bicicletas, passadeiras, coexistência e estacionamento tarifado na Semana Europeia da Mobilidade em Portimão

Um passeio de bicicleta, pintura das passadeiras para peões, Zona de Coexistência na Rua Direita e estacionamento tarifado na Praia […]

Cartaz Semana Europeia da MobilidadeUm passeio de bicicleta, pintura das passadeiras para peões, Zona de Coexistência na Rua Direita e estacionamento tarifado na Praia da Rocha. Estas são as iniciativas e medidas adotadas em Portimão para promover a mobilidade, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre 16 e 22 de setembro.

O Município de Portimão volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade, sob o tema “As nossas ruas, a nossa escolha”, visando estimular nos cidadãos e nas autoridades locais a reflexão sobre as vantagens da utilização do transporte coletivo e dos denominados ‘modos suaves’ de transporte.

Para proporcionar uma perspetiva sobre o reflexo que essa mudança de estratégia poderá ter na melhoria da qualidade de vida das populações, e enquanto entidade apoiante desta iniciativa, o Município de Portimão irá organizar um conjunto de ações e medidas de promoção da mobilidade sustentável, a começar no dia 17 de setembro com um passeio de bicicleta, intitulado “Na Rota, à descoberta do petisco”.

A iniciativa tem ponto de encontro marcado para o coreto da zona ribeirinha da cidade e iniciar-se-á às 20h00, representando um convite para que as pessoas deixem os carros e percorram de bicicleta a Rota do Petisco, sendo obrigatório levar luzes na frente e na retaguarda do veículo de duas rodas e trazer o Passaporte, numa parceria com a Cycle Chic Portimão e a Teia D’Impulsos para a qual não são necessárias inscrições, bastando aos interessados aparecerem no respetivo ponto de encontro.

Do conjunto de iniciativas agendadas, destaca-se outra parceria estabelecida com a Associação Teia de Impulsos, na qual é dada oportunidade aos detentores do passaporte da Rota do Petisco 2014 de viajarem de forma gratuita no Vai Vem nos dias 20, 21 e 22 de setembro, bastando para tal apresentar o seu passaporte aos motoristas.


Medidas de caráter permanente

Durante a Semana Europeia da Mobilidade em Portimão, serão tomadas medidas permanentes ao nível da melhoria de infraestruturas, nomeadamente através da pintura de passadeiras na Av. Zeca Afonso e na Rua Cândido dos Reis, na Rua Almirante Pinheiro de Azevedo e na Av. São Lourenço da Barrosa, junto ao Maxmat.

A pintura das passadeiras será realizada de forma faseada, encerrando alternadamente as faixas de rodagem e permitindo que o trânsito se processe na faixa de rodagem livre, podendo o trânsito ocorrer com menor fluidez nestes locais, não sendo expectável que surjam complicações de tráfego.

No âmbito das medidas de carácter permanente, no dia 17 de setembro será implementada uma Zona de Coexistência na Rua Direita, a qual consiste numa área da via pública especialmente concebida para utilização partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito, devidamente sinalizadas, e que permitem a utilização de toda a largura da via pública.

Nesses locais, os condutores devem ter particular atenção, para não comprometer a segurança e a comodidade dos demais utentes da via, sendo admissível uma velocidade máxima de 20Km/h.

A implementação dessa Zona de Coexistência obriga a ceder passagem e, neste sentido, vai ser efetuada a seguinte alteração de trânsito: no final da Rua Direita (em frente ao Restaurante Teresinha) será colocado um sinal de cedência de passagem, o que na prática significa que os veículos que circulam na Rua Manuel José de Alvor passam a ter prioridade sobre os que circulam na Rua Direita, sendo igualmente colocados sinais que proíbem os automobilistas de excederem a velocidade de 20 km/h.

A nova medida evoca o respeito mútuo entre veículos (automóveis, bicicletas, etc.) e peões, pretendendo assim fomentar o uso dos modos suaves (mobilidade pedonal, ciclável, etc.) e potenciar a vivência e fruição da rua.

Ainda como medida permanente, merece referência o estacionamento tarifado implementado na Praia da Rocha, cujo regime controlado de duração limitada vigora entre 1 de junho e 30 de setembro, das 9h00 às 00h00, iniciado numa primeira fase em apenas três zonas.

O objetivo é incentivar as paragens de curta e média duração e não impedir os movimentos pendulares de trabalhadores ou visitantes da Praia da Rocha, respeitando o princípio da rotatividade, de modo a que as viaturas não ocupem os lugares de estacionamento durante um dia inteiro, o que obriga muitas pessoas a circularem em busca de um espaço para estacionar e as leva a dispender mais dinheiro em gasolina do que em parquímetros.

Nesta primeira fase, as zonas de estacionamento. sujeitas ao pagamento de uma tarifa e com período de validade limitado. irão disponibilizar um total de 167 lugares, assim distribuídos: Parque Praia Três Castelos (118); Avenida Tomás Cabreira, próximo do Miradouro (19); Parque Praia da Rocha, junto ao posto da PSP (30).

Comentários

pub