Almancil ganha novo posto da GNR, Quarteira e Salir veem os seus renovados

A GNR terá um novo posto em Almancil e verá as condições nas instalações de Quarteira e Salir melhoradas, no […]

Requalificação de postos da GNR lançada em Loulé_1A GNR terá um novo posto em Almancil e verá as condições nas instalações de Quarteira e Salir melhoradas, no seguimento de um conjunto de intervenções acordadas hoje, terça-feira, entre a Câmara de Loulé e aquela força policial.

O investimento será repartido pelo Governo central e pela autarquia louletana e visa melhorar as condições de trabalho e, com isso, a segurança, neste concelho com forte pendor turístico.

Em Almancil e Salir, as obras devem-se à falta de condições dos postos existentes. Na freguesia litoral, que tem no seu território os empreendimentos de luxo da Quinta do Lago e Vale de Lobo, optou-se por construir um novo posto, de raiz, que será financiado pelo Governo, através do Ministério da Administração Interna.

Para já, ainda não há uma data para o início da obra, que deverá demorar quatro anos. «Nós temos um projeto tipo para as instalações, ao nível de postos e destacamentos da GNR. Agora, é preciso adaptar esse projeto tipo ao terreno onde será implantado. Isso significará um tempo menor do que fazer um projeto de raiz. Portanto, espero que até final do ano esteja aprovado e que a obra comece logo a seguir», disse o ministro da Administração Interna Miguel Macedo, que presidiu à sessão de assinatura do protocolo entre a GNR e a autarquia. Já o custo da obra, deverá andar «perto dos 1,5 milhões de euros».

Em Salir e Quarteira, serão intervencionados edifícios já existentes, no primeiro caso o posto da GNR, «que não tem condições para acolher os militares que lá trabalham e os cidadãos que lá se dirigem», no segundo, o antigo edifício dos Bombeiros, que será ampliado e reabilitado. Também as cavalariças do destacamento de Loulé serão melhoradas. Nestes três casos, o investimento será feito pela Câmara de Loulé e «rondará o milhão de euros», segundo o presidente da autarquia Vítor Aleixo.

MAI Miguel Macedo«Na antiga instalação dos Bombeiros de Quarteira, que hoje serve de apoio a atividades municipais, vamos ter a edificação, na parte de cima, de um espaço que permitirá que o reforço de Verão, ou os reforços da GNR que venham para o Algarve tenham adequadas condições de instalação», revelou Miguel Macedo.

«Com este conjunto de obras, vamos poder reformular o dispositivo da GNR aqui em Loulé», adiantou .

«Julgo que esta é uma boa solução, perspetivando todas as necessidades do concelho de Loulé, no litoral e no interior, de uma vez só, com um esforço conjugado e concertado da autarquia local e do Governo», acrescentou o membro do Governo.

Também Vítor Aleixo salientou «o espírito de entendimento absolutamente notável» que foi conseguido, mesmo tendo em conta que há uma diferença na cor política do Governo e do executivo camarário louletano, como o edil lembrou no seu discurso. «Isto vai permitir resolver problemas antigos e estruturais num domínio vital para o concelho, que é o da segurança», considerou.

Comentários

pub