Alcoutim inaugurou novo Edifício dos Paços do Concelho no feriado municipal (com fotos)

O novo edifício sede da Câmara Municipal de Alcoutim foi inaugurado na passada sexta-feira, 12 de setembro, pelo secretário de […]

Alcoutim_feriado_1O novo edifício sede da Câmara Municipal de Alcoutim foi inaugurado na passada sexta-feira, 12 de setembro, pelo secretário de Estado da Administração Local, no âmbito das Comemorações do Dia do Município.

Ao ato inaugural, que contou com a presença de diversas personalidades locais e regionais, seguiu-se a sessão solene, no salão nobre da Câmara Municipal, durante a qual foram atribuídas medalhas municipais de mérito a algumas entidades que se notabilizaram pela prestação de serviços relevantes para o concelho.

O secretário de Estado António Leitão Amaro destacou o facto de “se tratar de uma remodelação de um edifício centenário”, que, agora reabilitado, se devolve ao centro da vila de Alcoutim para novamente acolher a maioria dos serviços camarários e “de ter sido uma obra feita com contas equilibradas, num município com contas equilibradas”.

Alcoutim_feriado_2A intervenção custou 600.498,30 euros, acrescidos de IVA, sendo comparticipada pela Administração Central no montante de 230.341,96 euros.

Teve como principal preocupação a manutenção da fachada e traça original do antigo edifício que, remontando ao século XIX, era exemplo de uma arquitetura de cariz típico, com janelas de sacada e gradeamentos de ferro forjado.

Reconhecendo que “Portugal é um país demasiado centralista” e que “foram muitas as opções que levaram a que este movimento de perda de coesão territorial se gerasse”, o governante elogiou algumas medidas tomadas por este executivo, designadamente protocolando a criação no concelho de dois Espaços do Cidadão. “É possível trazer o Estado para mais perto apostando em novas formas de organização dos serviços”, referiu.

Expondo o seu ponto de vista sobre aquele que “deve ser o caminho para a coesão territorial, para que as pessoas se fixem num território do interior como Alcoutim”, António Leitão Amaro realçou a aposta da autarquia “no desenvolvimento económico, na criação de oportunidades de empreendedorismo, na atração ao investimento e ao turismo com base nos produtos da terra, nos recursos arquitetónicos, culturais e naturais”.

Alcoutim_feriado_3Num discurso onde focou as principais medidas tomadas ao longo dos onze meses de mandato à frente do executivo municipal, e fazendo um balanço positivo, o presidente da Câmara Osvaldo dos Santos Gonçalves afirmou-se convicto de estar “a iniciar viagem no rumo certo”.

“Estamos a traçar um caminho de desenvolvimento, alicerçado na sustentabilidade do território e na potencialização dos nossos recursos”, referiu.

“Temos a consciência profunda de que não estamos a trilhar um caminho fácil, e de que, diariamente, pagamos o preço da interioridade, fruto de anos de políticas desajustadas às necessidades das populações e que, esperamos, possam vir a ser alteradas e corrigidas, pois o desenvolvimento do território assim o exige”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim.

O autarca aproveitou ainda para comunicar ao secretário de Estado os anseios de um município de interior como Alcoutim, “o que desejamos, de imediato, não são políticas de descriminação positiva, o que pretendemos é a concretização de uma verdadeira política de descentralização e desenvolvimento, integrada e inclusiva, que ao mesmo tempo seja reflexo do perfil de necessidades e potencialidades de cada Município e que, cumulativamente, possibilite, aos cidadãos, igualdade de acesso a direitos e serviços públicos de qualidade”.

Alcoutim_feriado_4A sessão solene comemorativa do Dia do Município ficou ainda marcada por uma homenagem a três personalidades cuja atuação resultou em assinaláveis benefícios para o Município de Alcoutim.

Nesse sentido, foram distinguidos o engenheiro Gaspar dos Santos, com a medalha municipal de mérito de grau prata, na área da cultura e desenvolvimento, o médico Óscar da Silva Oliveira, com a medalha de mérito grau ouro, na área da saúde e intervenção social, e a título póstumo, António Miguel Ascensão Nunes, com a medalha de mérito municipal de grau ouro, na área da cultura e investigação histórica.

Comentários

pub