3ª edição do Festival do Perceve foi um sucesso em Vila do Bispo

A terceira edição do Festival do Perceve, evento que decorreu de 12 a 14 de setembro, no Pavilhão da Escola […]

festival do perceveA terceira edição do Festival do Perceve, evento que decorreu de 12 a 14 de setembro, no Pavilhão da Escola EB2,3 de S. Vicente de Vila do Bispo, foi «um sucesso».

O certame contou com cerca de 4 mil pessoas a degustar os perceves e as outras iguarias capturadas pelos marisqueiros de Vila do Bispo.

Entre os visitantes, oriundos de vários pontos do país, destaca-se a elevada participação de estrangeiros, nomeadamente espanhóis que são grandes apreciadores e conhecedores da qualidade dos perceves e que saíram do Festival satisfeitos com a qualidade do marisco e da festa em si.

No decorrer deste certame, foi projetado, várias vezes ao dia, o filme “Marisqueiros da Vila do Bispo – Filhos de um Mar Maior”. O filme mostra os riscos que os marisqueiros correm para obter este marisco, demonstrando o porquê do preço deste produto e ainda a questão cultural em volta desta apanha.

Nestes três dias de festa, além das iguarias da cozinha vilabispense, o Festival contou ainda com muita animação musical, onde marcaram presença os artistas Xico Barata e João Paulo Cavaco, os grupos Too Hot 2Handle, Al-Buhera, The Jazztrix 4 Tet e Zé do Pipo.

Para a próxima edição, a organização pretende incluir na programação algumas atividades relacionadas com a promoção do perceve e outros mariscos locais, que englobarão provas de degustação e demonstrações culinárias.

Organizado pela Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo e Costa Vicentina, com o apoio da Câmara Municipal, o evento «superou todas as expectativas, pois o número de visitantes, uma vez mais, foi superior ao previsto», conseguindo assim, atingir os objetivos do Festival: «promover uma das maiores iguarias gastronómicas do município», o perceve, e provar que o Festival do Perceve «começa a ser um lugar de passagem obrigatório».

 

Veja aqui todas as fotos dos perceves, do festival e de todas as iguarias.

 

Comentários

pub