Vinha e Vinho inspiram sessão dos «Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica» de Tavira

A vinha e, claro, o vinho são o tema da próxima sessão do ciclo «Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica», […]

Vinho_MM TaviraA vinha e, claro, o vinho são o tema da próxima sessão do ciclo «Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica», que acontece já a 6 de setembro e levará os participantes a visitar a zona do Vale Formoso (Assêca). Este será um passeio especial, já que se insere na II Feira da Dieta Mediterrânica de Tavira, que decorre de 5 a 7 de setembro, na zona ribeirinha da cidade.

O passeio será orientado por Manuel Marcelino, agricultor, e visa dar a conhecer saberes ligados a esta cultura, bem como os variados produtos que gera, nomeadamente a uva de mesa e/ou para vinho e a uva passada. Também serão dadas a conhecer variedades de uva distintas, como «pau ferro», «tamarez», «alcaira» e «dona marta», as parreiras, bem como a colheita e a feitura do vinho, entre outros.

«A vinha, juntamente com as culturas do pomar de sequeiro, é um elemento bastante presente em descrições das paisagens rurais de Tavira. A referência ao vinho também. A este propósito, regista Silva Lopes, no século XIX, na obra Corografia ou Memória Económica, Estatística e Topográfica do Reino do Algarve: “o seu terreno, grande parte na serra, produz muito vinho, que alli se manipula melhor que nas outras terras do Algarve, e aproveitão o bagaço para destillar, vendendo-se por isso de 300 a 400 réis, por carga”», ilustrou a Câmara de Tavira numa nota de imprensa.

As inscrições devem ser feitas junto do Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira/ Palácio da Galeria, que organiza o evento, enviando a ficha de inscrição disponível online para o email [email protected]. Mais informações spodem ser obtidas através do telefone 281 320 500 (ext.2305).

Comentários

pub