Uma centena de pessoas visitou escavações arqueológicas de Vale de Boi

Perto de uma centena de pessoas visitou, este sábado, entre as 10 e as 17 horas, as escavações arqueológicas de […]

Vale de Boi_1Perto de uma centena de pessoas visitou, este sábado, entre as 10 e as 17 horas, as escavações arqueológicas de Vale de Boi, durante mais um dia aberto destinado a dar a conhecer este sítio do concelho de Vila do Bispo.

O professor Nuno Bicho, da Universidade do Algarve, e a sua equipa de arqueologia, apoiados pelo arqueólogo municipal de Vila do Bispo, receberam cerca de uma centena de visitantes, destacando-se 15 crianças, algumas das quais participantes em outras iniciativas de educação arqueológica.

Esta ação surgiu no âmbito de mais uma campanha de escavações na jazida arqueológica do abrigo paleolítico de Vale de Boi (Budens), dirigidas por Nuno Bicho.

Vale de Boi_2Os visitantes tiveram a oportunidade de contactar com a realidade de uma escavação arqueológica, com os próprios arqueólogos, com as rotinas dos seus trabalhos e métodos, recebendo informações acerca da história e resultados da investigação ali realizada ao longo dos últimos 15 anos.

Os visitantes receberam também informação sobre a evolução da paisagem envolvente e dos motivos que justificaram a sua escolha como local de implantação de antigas culturas.

Este sítio arqueológico foi descoberto em 1998, na sequência de trabalhos de prospeção.

As escavações tiveram início no ano de 2000, pautando-se pela intervenção em três áreas distintas da jazida, revelando, desde então, uma longa sequência cronológica que remonta, pelo menos, há cerca de 33 mil anos, com o mais antigo registo relativo a caçadores-recoletores, conhecido até ao momento em todo o sul peninsular.

A par dos trabalhos no terreno, agosto arrancou com a exposição «No fim do mundo há 30 Mil Anos atrás: Os Caçadores-Recolectores Pré-Históricos de Vale de Boi», inaugurada no dia 8 no Centro de Interpretação de Vila do Bispo. Esta mostra encontra-se patente ao público até ao dia 30 de setembro.

Vale de Boi_3Clique aqui para saber mais sobre a jazida arqueológica de Vale de Boi.

Comentários

pub