Proteção Civil interdita edifício da Conservatória Predial de Portimão

A Proteção Civil Municipal de Portimão interditou há pouco o edifício de vários pisos onde funciona, no 2º andar, a […]

rua carvalho portimaoA Proteção Civil Municipal de Portimão interditou há pouco o edifício de vários pisos onde funciona, no 2º andar, a Conservatória do Registo Predial da cidade, depois de, esta tarde, os funcionários terem detetado uma grave deformação no piso.

Fonte dos Bombeiros de Portimão disse ao Sul Informação que o alerta foi dado às 15h22, tendo sido evacuadas, «por precaução», cerca de duas dezenas de pessoas que trabalham em escritórios, repartições públicas e lojas existentes nesse edifício, situado na Rua do Carvalho e contíguo à Rua do Comércio.

Uma equipa técnica foi enviada ao local para avaliar a situação, tendo a presidente da Câmara Isilda Gomes, enquanto responsável máxima pela Proteção Civil Municipal, decidido interditar o edifício «como medida de precaução», já que, na opinião dos técnicos, não tem «condições de habitabilidade».

Para já desconhece-se o que irá acontecer às Conservatórias do Registo Civil e Predial que funcionam no prédio e que para já ficam encerradas.  Ambas dependem do Ministério da Justiça.

Entretanto, a autarca Isilda Gomes disse ao Sul Informação que a Câmara disponibilizou a antiga Escola Primária da Pedra Mourinha, que está desativada, para instalar provisoriamente as Conservatórias.

Quanto ao prédio, caberá agora aos seus proprietários privados pedir uma peritagem independente, para avaliar que intervenções serão necessárias e se será possível reabilitar o edifício.

Ao que o Sul Informação apurou, o edifício em causa, construído nos anos 80, sempre apresentou problemas construtivos, nomeadamente fissuras nas paredes e no chão.

Em Outubro passado, a Câmara de Portimão, numa iniciativa de colaboração, e a pedido dos responsáveis pela Conservatória, transportou centenas de «processos e outra papelada» para o Arquivo Distrital, tentando assim diminuir o peso existente naquele serviço.

Hoje, talvez devido ao calor, o piso da Conservatória Predial, no 2º andar, «deformou e levantou», o que assustou os funcionários e os levou a pedir a intervenção dos bombeiros.

 

 Atualizada às 18h32, acrescentando as declarações de Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão

Clique aqui para ver fotos atualizadas.

 

 

 

Comentários

pub