Procissão de barcos no Rio Arade é ponto alto das festas de Nossa Senhora da Conceição em Ferragudo

A procissão no Rio Arade, com os barcos de pescadores, e não só, engalanados, transportando num deles a imagem de […]

procissão no rio ferragudo_1A procissão no Rio Arade, com os barcos de pescadores, e não só, engalanados, transportando num deles a imagem de Nossa Senhora da Conceição, é o ponto alto das festas em honra da padroeira de Ferragudo, a 15 de Agosto.

«Cientes de que esta festa reflete a cultura e o pulsar das gentes de Ferragudo», a Junta de Freguesia salienta que não pode «deixar de efetuar todos os esforços para a sua realização, mantendo uma tradição que já perdura há décadas».

Aliás, foi por iniciativa desta autarquia que, depois de «meio século de interregno», a procissão fluvial foi reabilitada, «para abençoar aqueles que sempre viveram na sua proteção [de Nossa Senhora da Conceição], os pescadores».

O programa religioso desenvolve-se a partir do dia 12, na Igreja Matriz, no tríduo em honra de Nossa Senhora, no dia 14 com animação noturna na Angrinha, culminando no dia 15 de Agosto com a procissão e o arraial, e prolongando-se a animação para o dia 16, no mesmo local.

Mas este ano o dia 15 de Agosto, Dia da Padroeira, terá, segundo a Junta de Freguesia, «outro motivo de orgulho, pois a estação reabilitada do Salva-Vidas de Ferragudo será inaugurada, assim como a sua nova embarcação».

A cerimónia começa depois da arruada, às 10h00, que contará com altas individualidades do Estado e da Marinha Portuguesa.

procissão no rio ferragudo_2A procissão, às 18 horas, será acompanhada pela Banda Filarmónica Portimonense, num percurso que começa junto ao ISN de Ferragudo, entrando aí no Rio Arade, seguirá até ao cais da Marinha e retornará para a Praia Grande, voltando a procissão a encetar o percurso terrestre junto ao salva-vidas,  onde se procederá à bênção das embarcações e pescadores.

Após a bênção, a procissão desta vez seguirá pelas ruas de Ferragudo em direção ao Largo Rainha D. Leonor , seguindo o seu percurso até à Igreja.

Às 21 horas, tem lugar um grande Arraial na Praia da Angrinha, com quermesse, e a participação de vários artistas convidados para a animação.

Para a realização destas celebrações, a Comissão de Festas conta com o apoio do Município de Lagoa, Guarda Nacional Republicana de Lagoa, Bombeiros Voluntários de Lagoa, Capitania do Porto de Portimão, Instituto de Socorros a Náufragos e empresários, comerciantes, pescadores e população de Ferragudo.

Comentários

pub