Manjares Serranos e folclore animam o fim-de-semana na Cortelha

A gastronomia e o folclore voltam a ser os ingredientes para fazer a festa na localidade da Cortelha, no Concelho […]

Manjares Serranos CortelhaA gastronomia e o folclore voltam a ser os ingredientes para fazer a festa na localidade da Cortelha, no Concelho de Loulé, hoje, sábado e amanhã, domingo. A partir das 18 horas de hoje, há «Manjares Serranos», no 11º Festival de Folclore da Serra do Caldeirão, evento que sugere petiscos de fazer crescer água na boca, ao mesmo tempo que mostra as danças tradicionais de grupos portugueses e vindos de além fronteiras. A entrada é livre.

As tasquinhas são as primeiras a abrir. Aqui, podem-se provar iguarias como javali estufado, galo e borrego com grão, arroz de galo, papas de milho, orelha de porco, enchidos, presunto e queijos caseiros e doçaria típica, feita à moda da serra, entre outros. Também não faltará vinho local e a inevitável aguardente de medronho.

A acompanhar, haverá muita animação, Nos dois dias, meia hora depois de abertas as tasquinhas, que começam a saciar o apetite dos visitantes às 18 horas, abre o Mercadinho Serrano, com produtos locais. A partir das 19 horas, há baile serrano, que será animado, no sábado, por Gonçalo Tardão e, no domingo, por Leonel Alexandre.

Hoje, a partir das 21h30, há festival de folclore, que contará com a presença dos Ranchos Flolclóricos «Os Fazendeiros das Lagameças» (Palmela), da Ribeira de Santarém (Santarém) e da Casa do Minho (Lisboa), bem como a Agrupacion Floklorica Abenechara de Valleseco (Gran Canária, Espanha), o Folk Ensemble ERA de Uzike (Sérvia) e o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão, da Cortelha.

No domingo, além das tasquinhas, do Mercadinho e do Baile Serrano, há concerto do grupo musical «Rastamenga», a partir das 20h30.

Comentários

pub