“Louletano” Hernâni Broco já está no top10 da Volta a Portugal

Hernâni Broco (Louletano/Dunas Douradas), que esta segunda-feira terminou em 13º a 5ª etapa da Volta a Portugal, já está no […]

volta_pelotão_1Hernâni Broco (Louletano/Dunas Douradas), que esta segunda-feira terminou em 13º a 5ª etapa da Volta a Portugal, já está no top10 da prova, tendo ascendido ontem à 10ª posição. Broco continua a ser, assim, o melhor ciclista de uma equipa algarvia na prova.

O segundo melhor algarvio na 5ª etapa, que ligou Alvarenga ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Santo Tirso, foi David Livramento (Banco BIC/Carmim/Tavira), que terminou em 22º a tirada e é 32º na Geral.

No entanto, da formação luso-angolana de Tavira, o atleta mais bem classificado na Geral continua a ser Amaro Antunes (13º).

Na Montanha, há um ciclista tavirense em destaque: trata-se de João Pereira, que é 5º na disputa da camisola azul.

Entretanto, na etapa entre a aldeia de Alvarenga e o alto de Nossa Senhora da Assunção, houve outros atletas do Banco BIC/Carmim em evidência, em especial nas metas volantes.

 

David Belda bisa
volta_vencedorDepois de conquistar a Serra do Larouco, o espanhol David Belda (Burgos/BH) foi mais forte na chegada ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Santo Tirso, e festejou pela, segunda vez, uma vitória na 76ª Volta a Portugal Liberty Seguros.

O trepador de 31 anos soube, uma vez mais, esperar pelo momento certo para atacar. “Esta segunda vitória em Portugal foi muito importante para mim. A primeira foi uma grande alegria e a segunda confirmou que estou num grande momento de forma. Ontem estive a um passo de ganhar na Senhora da Graça e hoje tive sangue frio no final, sabia que os últimos metros eram duros e aos 400 metros ataquei e consegui vencer”.

Concluída a 5ª Etapa, em Santo Tirso, Gustavo Veloso (OFM/Quinta da Lixa) continua a ser Camisola Amarela. Ao terminar na terceira posição, atrás do colega de equipa, Delio Fernandez, reforçou um pouco mais a liderança.

“Voltou a ser um dia bom. O mais importante é não perder tempo. É como a formiguinha, dia após dia, vamos ganhando uns segundos”. Com o triunfo desta segunda-feira, David Belda subiu ao sétimo lugar e passou a liderar a classificação por pontos vestindo a Camisola Vermelha Banco BIC.

O compatriota Ruben Fernandez (Caja Rural) continua desde o primeiro dia de competição a ser o melhor jovem em prova, agora na oitava posição da geral e veste a Camisola Branca RTP.

O Camisola Azul Podium António Carvalho (LA Alumínios/Antarte) está cada vez mais perto de conquistar o título de “Rei da Montanha”, esta segunda-feira tratou de ganhar as duas primeiras contagens para cimentar a liderança.

 

Partida Animada em Alvarenga
volta_veloso_peqDepois da trilogia da montanha com subida ao Sameiro, em Braga, à Serra do Larouco, em Montalegre, e à Senhora da Graça, em Mondim de Basto, era a vez de Santo Tirso receber uma chegada em alto.

Alvarenga, no concelho de Arouca, uma estreia no mapa da Volta 2014, juntou-se à história desta etapa e aplaudiu efusivamente os 133 corredores que daí partiram para os 161,3 quilómetros da etapa.

Um grupo de oito fugitivos encarregou-se de animar a etapa mas com a aproximação a Santo Tirso, a pouco mais de seis quilómetros da meta, apenas Daniel Silva (Rádio Popular) rolava sozinho na frente com cinco corredores, adiantados ao pelotão, na perseguição da fuga.

Depois a história seria completamente diferente no início da subida. Debruçados sobre a estrada, os muitos adeptos que se deslocaram ao Monte Córdova tiveram uma plateia privilegiada para assistir às emoções da escalada ao ponto mais alto de Santo Tirso.

E emoção não faltou… ataques e mais ataques. Primeiro de António Carvalho (LA Alumínios/Antarte), e Hernâni Brôco (Louletano/Dunas Douradas) e depois, já nos derradeiros metros, eis que surge David Belda (Burgos/BH). José Gonçalves (Seleção Nacional) ainda tentou a sorte, mas Belda foi novamente mais forte.

 

6ª Etapa – 5 de agosto
Oliveira do Bairro – Viseu (155 Km)
Hora de partida: 13h35
Depois de quatro dias consecutivos onde a montanha foi rainha, a caravana vai partir esta terça-feira de Oliveira do Bairro, quando os relógios marcarem 13h35, para cumprir 155 Km rumo a Viseu.

Caramulo e Tondela são apenas dois dos lugares por onde os “heróis do asfalto” irão passar, antes de cruzarem a linha de meta instalada na Avenida Europa, cerca das 17h20 no encerramento da primeira fase da Volta. O dia seguinte será de descanso.

Depois da festa do ciclismo, haverá música esta terça-feira à noite com o “Concerto da Volta”. O grupo português The Gift sobe ao palco, instalado no Largo da Sé de Viseu, às 22h00.

 

Comentários

pub