Lagos anima Setembro com património, música, dança e teatro

O mês de Setembro começa em Lagos com muita música, vários concertos a cargo da Academia de Música de Lagos, […]

REAL FLAMENKOO mês de Setembro começa em Lagos com muita música, vários concertos a cargo da Academia de Música de Lagos, bem como com o já habitual Festival de Flamenco, que traz espetáculos de enorme beleza visual e sonoridades únicas. “Património, sempre uma descoberta” é o tema das Jornadas do Património a que, uma vez mais, a Câmara se associa. A Revista à Portuguesa e a Stand Up Comedy também marcam presença na programação deste mês.

Logo para o início deste mês (dias 4 a 6), está prevista a realização do II Seminário do Projeto INsPIREd, que tem por principal objetivo informar e envolver a população «na prevenção dos riscos sísmico e de tsunami, de forma a aumentar a sua resiliência e minimizar eventuais danos».

Integrando o programa, no dia 6, a partir das 9h30, está prevista uma Homenagem ao Professor Luis Mendes Victor, no Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho, na Praça Gil Eanes. Terá também lugar a cerimónia de atribuição do seu nome a um arruamento da cidade de Lagos.

No palco do Auditório Duval Pestana, no Centro Cultural de Lagos, os grandes destaques vão para o Festival de Flamenco, que decorre entre os dias 11 e 13 (sempre às 21h30), e celebra este ano a sua 13º edição em Lagos, com espetáculos de enorme beleza visual e sonora (Dia 11 – Real Flamenko, Dia 12 – Arte Flamenco, «Dia 13 – Desplante Flamenco).

Num outro registo, destaca-se, no dia 19, às 21h30, o espetáculo “A Fábrica” (Stand Up Comedy), a cargo dos Improváveis (o trio de atores Pedro Borges, Telmo Ramalho e Marta Borges).

No final do mês, dia 26, à mesma hora, sobe ao palco do Centro Cultural a Revista à Portuguesa “Revista à Cunha”, encenada pelos atores Carlos Cunha e Marina Mota e que promete quadros de comédia e muita música. Com textos de Francisco Nicholson, Mário Rainho e Flávio Gil, direção plástica de Helena Reis, direção musical de Carlos Dionísio e corpo de baile de Marco de Camillis.

A FÁBRICATambém a Academia de Música de Lagos, que apresenta neste equipamento dois concertos (dias 5 e 6, 21h30), começa o mês com um Estágio Juvenil e uma Masterclasse de Interpretação de Ópera, esta última com a participação de João Paulo Santos, pianista, maestro, diretor de Estudos Musicais, de Cena e coordenador do Estúdio de Ópera do Teatro Nacional de São Carlos.

No que diz respeito ao Desporto, em Setembro há muitas atividades a decorrer, nomeadamente a Corrida “Rota do Infante” (no dia 05, às 20h00, com as inscrições abertas no local – junto ao Intermarché).

Destaque ainda para dia 15, com o arranque das aulas inseridas no projeto da autarquia “Saúde em Movimento”, e para o dia 21 (9h00 às 13h00), altura em que decorre o Campeonato Nacional de Master (Atletismo), que terá lugar na Pista de Atletismo Carlos Cabral (Estádio Municipal).

Nos dias 21 e 28, sempre às 21h30, estão previstas, respetivamente, a Caminhada da Memória, no Parque do Anel Verde, e a Caminhada do Dia Mundial do Coração, com partida do Espaço Jovem.

Para dia 5, está marcado o CAPeonato 2014 – Campeonato de Provas Práticas do Cão de Água Português, no dia seguinte, a partir das 16h00, no Cais da Solaria.

O já conhecido «Cinema às Quartas» continua, este mês, voltando a ser apresentado na Biblioteca Municipal de Lagos, a partir das 21h00.

cartaz_cinema_setembro_2014.inddSob o ciclo “As nossas coisas”, o público em geral é convidado a assistir a quatro grandes filmes: “Aquele querido mês de agosto”, de Miguel Gomes (Dia 03); “A Gaiola Dourada”, de Ruben Alves (dia 10); “É o Amor”, de João Canijo (dia 17) e “A Esperança está onde menos se espera”, de Joaquim Leitão (dia 24). A entrada é gratuita.

Quanto a exposições são várias as que podem ser visitadas. Na Fortaleza Ponta da Bandeira, continua patente ao público “Lagos e os Descobrimentos – O Traje na Sociedade Portuguesa de Quinhentos”.

No Centro Cultural de Lagos, podem ser visitadas, até dia 11 outubro, as exposições de Margarida Valente “i lasticidades. i outros” (objetos com design ) e a coletiva “Interioridades Singulares” (com a participação dos artistas Brigitte von Humbolt, Carla Piazza, Mariola Landowska, Tarciso Viriato e Vando Figueiredo).

Nos Antigos Paços do Concelho, pode ficar a conhecer “O Mundo das Bonecas”, com bonecas de várias nacionalidades – algumas com edições limitadas e características invulgares.

No Centro Ciência Viva de Lagos visite a exposição fotográfica “Nos Limites da Ciência”, uma exposição que evidencia a importância das regiões polares para o planeta, através de imagens recolhidas por cientistas portugueses.

Mesmo para o final do mês (dias 26, 27 e 28) está prevista a realização das Jornadas Europeias do Património, e para as quais a Direção-Geral do Património Cultural, entidade responsável pela coordenação do evento a nível nacional propôs o tema “Património, sempre uma descoberta”.

Uma vez mais, a Câmara Municipal de Lagos associa-se a esta iniciativa com um programa diversificado de atividades de que a autarquia dará conhecimento muito em breve.

Consulte informação detalhada sobre a programação para o mês de setembro em www.cm-lagos.pt

Comentários

pub