Joana Schenker vence etapa do Pro Tour em Cortegaça

Joana Schenker (Associação de Bodyboard de Sagres) venceu a 5ª Etapa Feminina do circuito nacional de bodyboard Pro Tour 2014, […]

Joana1bbJoana Schenker (Associação de Bodyboard de Sagres) venceu a 5ª Etapa Feminina do circuito nacional de bodyboard Pro Tour 2014, disputada em Cortegaça, nos dias 15 e 16 de Agosto.

O seu colega de equipa Gonçalo Pinheiro foi 3º classificado na 4ª Etapa Masculina do Pro Tour, que decorreu em simultâneo no mesmo evento, o Cortegaça Surf at Night Pro.

Com o resultado agora obtido, Gonçalo terá garantido o título não-oficial de campeão Sub-20, atribuído pela Associação Portuguesa de Bodyboard.

Joana Schenker venceu a final contra a campeã nacional, Catarina Sousa, e ampliou a sua liderança no quadro feminino do Pro Tour 2014 em relação à sua mais direta perseguidora, Marta Leitão, semifinalista na prova.

Já no ano passado Joana Schenker havia ganho a etapa do Pro Tour em Cortegaça. A atleta algarvia foi campeã Pro Tour 2013, mas, por ter nacionalidade alemã, não lhe foi atribuído o título nacional pela Federação Portuguesa de Surf.

Com a vitória alcançada no fim-de-semana em Cortegaça, Joana Schenker está em melhor posição para revalidar o seu título de campeã Pro Tour, ficando a decisão adiada para a próxima etapa Pro Tour (apenas feminina), o Miss Sumol, em Ílhavo, no dia 29 de Agosto.

A Associação de Bodyboard de Sagres entrou no quadro feminino em Cortegaça com mais uma atleta, Teresa Duarte, que já este ano venceu duas etapas do Pro Tour. Em Cortegaça, Teresa Duarte ficou em 5º lugar, eliminada em 3º nas meias-finais a quatro.

No quadro masculino (Open), Gonçalo Pinheiro foi o melhor atleta ABS. Gonçalo chegou às meias-finais ‘man-on-man’, sendo aí eliminado pelo veterano Manuel Centeno, vice-líder do ‘ranking’ nacional e 2º classificado neste campeonato, batido por Hugo Pinheiro numa final muito disputada.

Gonçalo Pinheiro, que, na quarta-feira, dia 20 de Agosto, viaja até à Indonésia para um mês de treinos naquelas paragens, deverá ter garantido em Cortegaça o título de campeão Sub-20 APB, segundo adiantou o seu irmão, João Pinheiro, ao Swell-Algarve. João Pinheiro foi 9º classificado em Cortegaça, eliminado em 3º na 1ª fase dos quartos-de-final (baterias com 4 atletas).

“O meu resultado ficou aquém das expectativas. Perdi a precisar de uma nota 4,5, mas não ouvia os ‘speakers’ porque mudámos para um pico longe do palanque”, comentou João Pinheiro. A ABS participou no quadro masculino com um terceiro atleta, Francisco Pinheiro, que concluiu a prova na 21º posição, eliminado em 4º na Ronda 2.

Os três atletas ABS – Gonçalo Pinheiro, João Pinheiro e Francisco Pinheiro – concluíram a primeira fase do Pro Tour no Top 16 e estão apurados para as provas ‘prime’ na Ericeira (Outubro) e na Nazaré (Novembro). Gonçalo é 6º no ‘ranking’ nacional, João é 9º e Francisco 14º.

 

Resultados (Top 4 + ABS) Etapa Bodyboard Pro Tour – Cortegaça

Open

1. Hugo Pinheiro (COMS) – final
2. Manuel Centeno (AON) – final
3. Gonçalo Pinheiro (ABS) – meias-finais ‘man-on-man’
3. João Imaginário (AquaCarca) – meias-finais ‘man-on-man’
(…)
9. João Pinheiro (ABS) – 3º 1/4 finais (1ª fase)
21. Francisco Pinheiro (ABS) – 4º Ronda 2

Feminino

1. Joana Schenker (ABS) – final
2. Catarina Sousa (AquaCarca) – final
3. Ana Adão (ABFM) – meias-finais ‘woman-on-woman’
3. Marta Leitão (CSC) – meias-finais ‘woman-on-woman’
(…)
5. Teresa Duarte (ABS) – 3ª 1/2 finais (1ª fase)

Comentários

pub