ICOM debate «Museus e Gestão: Novas Pontes para a Sociedade» em Portimão

Portimão foi a cidade escolhida para, a 31 de Outubro, a Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional dos Museus (ICOM-Portugal) […]

Cartaz A3 ICOMPortimão foi a cidade escolhida para, a 31 de Outubro, a Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional dos Museus (ICOM-Portugal) realizar os seus Encontros de Outono 2014.

Tendo como tema «Museus e Gestão: Novas Pontes para a Sociedade», os Encontros que pela primeira vez se realizam no Algarve contam com a participação de conferencistas portugueses e outros colegas europeus membros do ICOM, que irão apresentar «exemplos relevantes de gestão de museus, com casos de sucesso e iniciativas no âmbito de várias tipologias e realidades museológicas».

O Museu de Portimão «pareceu-nos um local privilegiado para este Encontro, não apenas na perspetiva de descentralização das iniciativas do ICOM Portugal que pretendemos continuar a desenvolver, mas igualmente por ser um museu de reconhecido mérito nacional e internacional e um bom cartão-de-visita do Algarve e da sua museologia», salienta aquele organismo.

No Encontro, serão apresentadas diferentes abordagens e os resultados obtidos, assim como casos portugueses com propostas positivas sobre o papel dos museus e dos seus profissionais, na ligação com as comunidades, o turismo cultural, as empresas, entidades locais, intermunicipais e universitárias, em articulação através de redes, parcerias e outros sistemas de partilha de recursos.

«Estes Encontros e estas “Novas Pontes para a Sociedade”, que os museus devem construir, estimular e desenvolver, pretendem ser um forte contributo para a reflexão e o debate, sobre os desafios e caminhos plurais sobre o papel dos museus na gestão e valorização dos recursos patrimoniais, científicos e culturais das suas comunidades e igualmente um contributo portador de realismo e esperança para o contexto museológico nacional», salienta o ICOM.

Estão confirmadas as presenças dos seguintes oradores: Wim De Vos (Conselho Executivo do ICOM), Clara Frayão Camacho (Museóloga, Assessora da DGPC), Susana Soto (Diretora do Museu San Telmo, San Sebastian) e Karmele Barandiaran (Área de Desenvolvimento e Públicos, Museu S. Telmo), José Pedro Sousa Dias (Diretor dos Museus da Universidade de Lisboa), José Gameiro (Diretor do Museu de Portimão) e Paulo Costa Pinto (Gestor de Projetos Cultura e Turismo da Comunidade Intermunicipal do Ave).

A entrada é livre, mas é necessário fazer inscrição prévia através do email: [email protected].

Comentários

pub