Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires «encheram» Castro Marim

As festas em honra de Nossa Senhora dos Mártires, padroeira de Castro Marim, atraíram milhares de pessoas aquele concelho, entre […]

Festas de Castro Marim 2014As festas em honra de Nossa Senhora dos Mártires, padroeira de Castro Marim, atraíram milhares de pessoas aquele concelho, entre 14 e 17 de agosto. Às manifestações religiosas, juntaram-se concertos e uma Feira de Etnografia e Artesanato, ao longo do fim-de-semana alargado, que garantiram «casa cheia todos os dias.

Muitos dos visitantes que «encheram Castro Marim», estiveram nas cerimónias religiosas de homenagem à padroeira. «Os sinos da torre da Igreja matriz ditaram, pelas 20h00, o início da procissão em Honra de Nossa Senhora dos Mártires. Milhares de devotos homenagearam a padroeira de Castro Marim em procissão pelas ruas da vila», descreveu a Câmara de Castro Marim. No mesmo dia, esteve o palco o cantor Roberto Leal.

No dia 16 de agosto, foi dado espaço ao folclore. O Rancho Folclórico do Azinhal, o Rancho Folclórico da Manta Rota e o Grupo Etnográfico “Amendoeiras em Flor”, foram as formações convidadas a mostrar-se.

No domingo, dia 17, as comemorações encerraram com a 9ª edição do Palco do Acordeão, um espaço de divulgação da Escola de Acordeão de Castro Marim, onde marcaram presença os artistas internacionais Michel Sapateado, Dorin Chiforisin, N Miroslav e Tino Costa.

De quinta a domingo, os visitantes puderam, ainda, conhecer a Feira de Etnografia e Artesanato, «uma genuína mostra de saberes tradicionais, com artesãos a trabalhar ao vivo, aos quais se juntou, pela primeira vez, uma exposição de etnografia, que ofereceu aos mais velhos uma viagem às suas memórias e aos mais jovens novas aprendizagens sobre a cultura portuguesa».

Comentários

pub