Exército vai ajudar a vigiar floresta de São Brás de Alportel

O Exército Português assinou novo protocolo com uma autarquia algarvia, desta vez São Brás de Alportel, para ajudar na vigilância […]

Procolo entre CMSBA e ExercitoO Exército Português assinou novo protocolo com uma autarquia algarvia, desta vez São Brás de Alportel, para ajudar na vigilância da floresta, durante o que resta do Verão. O acordo entre a Câmara são-brasense e o Regimento de Infantaria n.º 1 de Tavira foi assinado ontem.

A parceria agora estabelecida, integrada nas novas ações previstas no Plano de Prevenção de Incêndios Florestais 2014 – Programa de Vigilância na Serra de Brás de Alportel, permitirá uma vigilância reforçada face anos anteriores, com a circulação diária de duas viaturas do Exército de Tavira, com militares em permanência e respetiva guarnição, 24 horas por dia, desde dia 2 de julho até 25 de setembro.

«A prevenção de incêndios é a primeira etapa na luta contra este flagelo que afeta as zonas florestais por diminuir a probabilidade da ocorrência dos mesmos e constitui uma das principais apostas do município são-brasense na defesa da floresta e da Serra do Caldeirão. Com um território maioritariamente florestal, São Brás de Alportel tem na serra que a circunda uma das suas principais fontes de riqueza económica, para além da promoção do equilíbrio ecológico que representa», ilustrou o município.

Grande parte do território deste concelho serrano foi destruído pelo incêndio que assolou a Serra do Caldeirão, no verão de 2012, uma tragédia ainda bem viva na memória das gentes de São Brás.

«A segurança da população e a defesa do património natural são matérias prioritárias para o município de São Brás de Alportel e nas quais assenta esta parceria que se espera de grande eficácia durante o período mais crítico para este tipo de ocorrências», concluiu a autarquia.

Comentários

pub