Empresários algarvios terão acesso ao “Comércio Investe” que não é «compensação» pelo IKEA

Uma medida de incentivo para o comércio tradicional, que não é um «exercício de compensação» pela instalação do IKEA, sendo […]

Memorando comercio investe_1Uma medida de incentivo para o comércio tradicional, que não é um «exercício de compensação» pela instalação do IKEA, sendo até destinada a todo o Algarve. Estas são, segundo o presidente do IAPMEI, as características da medida «Comércio Investe», cujo Memorando de Entendimento foi esta tarde assinado em Faro.

A questão do IKEA, que se prepara para abrir um mega espaço comercial no concelho de Loulé, foi levantada por Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal louletana, e um dos quatro signatários do Memorando, a par do seu colega Rogério Bacalhau, autarca de Faro, e dos presidentes da CCDRA e do IAPMEI.

Vítor Aleixo defendeu que «este memorando é assinado porque vai abrir um gigante comercial na região, que terá impacto no tecido comercial, que é o IKEA», grupo sueco que se propõe investir 200 milhões de euros.

Vítor Aleixo: este memorando é assinado porque vai abrir um gigante comercial na região, que terá impacto no tecido comercial, que é o IKEA

No entanto, Miguel Cruz, presidente do IAPMEI, entidade que gere, a nível nacional, a medida «Comércio Investe», garantiu que «o que está em causa é dinamizar projetos de investimento que tenham qualidade», não havendo, por trás destes incentivos dirigidos a micro e pequenas empresas de comércio, «qualquer esquema de natureza compensatória».

Este responsável assegurou ainda que o IPMEI não tem «qualquer tipo de relação formal com [o projeto] do IKEA» para o Algarve, embora tenha admitido que há uma «coincidência temporal» entre a assinatura do Memorando de Entendimento que permite alargar à região algarvia aquela medida de incentivo e a instalação do gigante comercial.

Memorando comercio investe_3Quanto ao facto de o memorando só ser assinado com as Câmaras de Faro e Loulé – os concelhos cujo tecido económico será mais diretamente afetado pela abertura do IKEA – David Santos, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, explicou que a medida «não é exclusiva» daqueles municípios e será alargada a toda a região.

Uma ideia que já tinha sido defendida por Miguel Cruz, dizendo que «o Memorando foi assinado com estas duas Câmaras, por haver aqui um potencial específico de atuação com as associações empresariais e com os empresários». A medida, acrescentou, «terá inevitavelmente uma extensão para todo o Algarve».

O «Comércio Investe» é uma medida nacional que, na sua primeira fase, contou com 50 milhões de euros para todo o país, divididos em 25 milhões de incentivo e outro tanto de linha de crédito. No entanto, para a nova fase, não se sabe ainda qual será a dotação. «Será próximo» do valor anterior, arriscou o presidente do IAPMEI, embora a definição do montante esteja pendente de uma «declaração política» do Governo.

Miguel Cruz: medida Comércio Investe não envolve «qualquer esquema de natureza compensatória»

A mesma indefinição estende-se ao montante dessa medida que se destinará ao Algarve e aos seus projetos. «Para a região algarvia, a dotação será determinada em função do valor global», disse Miguel Cruz.

O que já se sabe é que as candidaturas irão decorrer «durante o último trimestre de 2014», para que os projetos estejam aprovados «no início do próximo ano».

Vitor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, embora considerando que os tempos, para os empresários, nomeadamente os do comércio, são «mais de resistir do que de investir», garantiu que já a partir de amanhã a sua autarquia irá começar a «contactar com as associações e estruturas empresariais para poderem preparar-se e organizar-se de modo a, num espírito de associativismo, apresentarem projetos».

Memorando comercio investe_2Depois da assinatura do Memorando de Entendimento, a que assistiram membros das direções da ACRAL (Associação de Comércio e Serviços do Algarve), da Associação para o Desenvolvimento do Comércio da Zona Histórica de Faro, da associação Faro1540 e da Associação Cultural Palácio do Tenente, seguiu-se uma reunião de trabalho à porta fechada, onde os jornalistas já não puderam estar presentes.

Esta reunião de trabalho, segundo David Santos, «irá com certeza dar azo a candidaturas para a medida Comércio Investe».

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, sublinhou que a medida «pode ser uma ajuda para nos modernizarmos» e «uma ferramenta que ajuda a combater a sazonalidade».

Por seu lado, o presidente do IAPMEI disse que o Memorando «marca o posicionamento estratégico do Ministério da Economia, que contou desde a primeira hora com a total colaboração da CCDR Algarve». O objetivo é promover ações que «sejam efetivamente conjuntas, colaborativas, entre várias empresas e associações, que consigam valorizar um determinado espaço comercial». Este será, considerou, um «ponto de partida para o trabalho intenso que nos espera, não envolvendo apenas as duas Câmaras e a CCDR, mas também outros stake holders locais».

Comentários

pub